LONDRES
O grupo supermercadista francês Carrefour anunciou na noite desta sexta-feira, 20, a abertura de negociações exclusivas para adquirir as operações na França da rede espanhola Dia. O negócio, avaliado em 600 milhões de euros, marca a retomada da expansão da multinacional, que chegou a cogitar vender seus ativos em países como o Brasil. A estratégia agora é reforçar o segmento de hard discount e o "comércio de proximidade", em que a perspectiva de crescimento é maior.
Segundo a nota oficial da companhia, "a operação contribuirá para o crescimento da rede multiformato de Carrefour em seu mercado doméstico". A iniciativa de retomar as compras absorvendo o Dia France, uma rede com 7,5 mil trabalhadores e 865 lojas no país - 230 delas de franqueados -, também confirma o novo momento expansionista da marca Carrefour, conforme a direção da companhia havia antecipado em março, quando da divulgação de seu balanço. Se a compra se confirmar, a rede multinacional terá, no entanto, de reformar a administração do grupo espanhol na França, que só em 2013 perdeu 11% de suas vendas, em parte pela ação agressiva de players maiores, como o próprio Carrefour ou o grupo Casino.
Se absorver o Dia, o Carrefour reforçará as marcas City, Contact e Market, variações do chamado "comércio de proximidade", formado por lojas de pequeno e médio portes. Isso porque o parque imobiliário que pertence a Dia France, avaliado em 200 milhões de euros, é bastante concentrado no departamento de Ile-de-France, ao qual pertence Paris, onde estão cerca de 200 lojas, e também na própria capital, onde existem 90. Em Paris, a existência de hipermercados é virtualmente inviabilizada por lei que impõe impostos progressivos para grandes áreas comerciais construídas.
Veículo: DCI