Eder Soares Repórter
O movimento pelos supermercados e centros comerciais de Uberlândia foi maior durante esta segunda-feira (23) se comparado às segundas-feiras normais. Impulsionados pela partida da seleção brasileira diante de Camarões, horas antes, os consumidores partiram em busca de itens essenciais para animar a festa durante os jogos. No topo da lista dos produtos mais procurados, estiveram cervejas, carnes, refrigerantes, salgadinhos e outras variedades de tira-gostos, cujas vendas chegam a aumentar em até 40 % nos dias de duelos do Brasil no Mundial.
Apesar da elevação do número de consumidores, esta segunda-feira (23) ficou com fluxo um pouco abaixo do verificado nos dois primeiros dias de jogos do time brasileiro.
“Nas duas primeiras partidas do Brasil na Copa, o movimento chegou a dobrar, tanto que tivemos que reforçar o número de caixas para diminuir as filas. Acho que por hoje (ontem) ser uma segunda-feira as pessoas tenham se contido mais. Mas a partir das oitavas de final a nossa expectativa é que o movimento dos dois primeiros jogos volte a acontecer”, disse o gerente de uma rede de supermercados, Cleivon Guerra.
Reginaldo de Paula Guerra, coordenador de outro supermercado na cidade, também disse acreditar que a segunda-feira freou um pouco o ânimo dos clientes/torcedores, além do fato de que o mês já caminha para o fim e o dinheiro começa a ficar mais escasso no bolso dos consumidores neste período. “O movimento está bom, mas é claro que se fosse fim de semana, por exemplo, seria bem melhor. Na medida em que a Copa do Mundo for esquentando, é normal que os clientes também se animem mais”, afirmou.
Jogo no início da semana não empolga
O fato de a seleção brasileira entrar em campo com grandes chances de se classificar para as oitavas de final da Copa do Mundo, diante de Camarões , e o fato do duelo ser em uma segunda-feira, desanimaram um pouco os torcedores que foram aos supermercados de Uberlândia em busca de produtos para acompanhar o jogo.
“Estou comprando apenas alguns tira-gostos, coisas simples mesmo. Cerveja, hoje (ontem), nem pensar, pois tenho prova na faculdade e não tem como esbanjar dessa vez”, disse a estudante de Engenharia Química Ana Paula Borges.
Já o vendedor Alcides Souza Rosa foi um daqueles que não quis poupar na picanha e na cerveja. “O jogo termina umas 19h. É tranquilo, dá tempo ainda de dormir e descansar bem. Só não pode exagerar, porque terça-feira tem de correr atrás do prejuízo”, afirmou.
E tem aqueles também que aproveitam as compras feitas no domingo (22). “Só voltei aqui (no supermercado) hoje para comprar mais um refrigerante. No mais, vamos aproveitar o “restão” do domingo mesmo”, afirmou o mecânico Charles Gonçalves.
Veículo: Correio de Uberlândia