Como forma de homenagear o Paraná, onde iniciou suas operações e se solidificou com uma das maiores redes supermercadistas do país, o Super Muffato, em parceria com a cervejaria Insana, acaba de lançar uma edição limitada de cerveja premium que traz estampada no rótulo a fotografia da araucária - pinheiro considerado a árvore símbolo do Estado.
Além da embalagem diferenciada, o produto, feito de trigo, de forma artesanal, tem alta fermentação, leve sabor frutado e contém leveduras ricas em vitaminas do complexo B, segundo explicações do fabricante.
"É uma cerveja para ser saboreada por quem realmente aprecia a bebida e já se acostumou ao gosto diferenciado e peculiar das cervejas especiais", explica o gerente comercial do Grupo Muffato, Adilson Corrêa.
De acordo com ele, o produto é ideal também para colecionadores ou para presentear alguém. "Optamos por disponibilizar apenas 10 mil unidades em algumas de nossas lojas, justamente para que a homenagem ao Paraná seja ainda mais especial e exclusiva", enfatiza.
O produto, cuja garrafa com 500 ml custa R$ 9,90, pode ser encontrado nas lojas do Super Muffato das cidades de Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina, Paranavaí, Ponta Grossa e São José dos Pinhais.
A homenagem também se estende à capital Curitiba e à cidade de Londrina. Os rótulos são ilustrados, respectivamente, com as imagens do Jardim Botânico e do Lago Igapó.
Consumo aquecido
As cervejas especiais vêm ganhando espaço nas gôndolas dos supermercados e apresentam o maior índice de crescimento na categoria, conforme apontam dados levantados pela Nielsen. De 2009 a 2013, as cervejas premium saltaram de 7,5% de share em volume para 10,5%, enquanto as cervejas comuns apresentaram uma estabilidade, mantendo o share em 76%. Segundo o Ibope, a cerveja é a bebida preferida de 64% dos brasileiros para comemorações.
No Super Muffato, já há um mix de 73 marcas e 160 rótulos de cervejas especiais disponíveis e a procura aumentou cerca de 20% nos últimos três anos. "Percebemos que o perfil do consumidor também está mudando. Antes, apenas as classes A e B procuravam o produto, mas agora a classe C começa a se interessar e a experimentar a variedade que temos nas lojas", explica Corrêa.
Dados coletados pela cervejaria Insana confirmam essa tendência. A classe C já representa 30% dos consumidores de cervejas especiais. Os outros 70% estão divididos entre as classes A e B. A bebida também tem agradado aos paladares do público feminino, pois 29% dos consumidores são mulheres.
Segundo números da Euromonitor, o brasileiro consome 64,4 litros/ano de cerveja. É pouco se comparado a países como República Checa ou Alemanha, cujo consumo por pessoa é de 151,2 litros e 108,2 litros, respectivamente. Isso significa que ainda há um alto potencial de consumo a ser explorado no Brasil no segmento.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Super Muffato