Redes supermercadistas mineiras que tinham paralisado seus investimentos em expansões para estruturar suas empresas e voltar a crescer de forma sustentável, no futuro, já veem a possibilidade e a necessidade de voltarem a investir no próximo ano. Este é o caso, por exemplo, do Comércio e Distribuição Sales Ltda (Supermercado Sales), com sede em Muriaé. Atualmente com oito lojas na Zona da Mata e Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a empresa cresceu muito nos últimos anos e optou por se reestruturar internamente desde 2012.
"Focamos nossos investimentos no aprimoramento do trabalho interno e isso é o que tem nos permitido alavancar os negócios nos últimos anos. Ações de fortalecimento de lideranças, revisões de processos, aportes em tecnologia, reformas de lojas e outras medidas que nos ajudaram a fazer parte do mercado e da competitividade do setor. Cerca de R$ 6 milhões foram investidos neste exercício, com a ideia de preparar a empresa para voltar a crescer. Agora já estamos prontos para retornar com os aportes", admite o diretor executivo da rede, Marcos Gomes de Almeida.
Assim, a expectativa é de construir pelo menos mais uma loja no ano que vem, mediante inversões que somarão R$ 8 milhões. A unidade deverá ser aberta em Barbacena, no Campo das Vertentes. No entanto, Almeida revela que a empresa possui terrenos também em outras regiões. "Fazemos estudos e prospeções em diversas cidades mineiras. Por enquanto, é possível que o retorno dos aportes ocorra nessa cidade, mas novidades poderão surgir ao longo do ano que vem", garante.
Em relação ao desempenho da rede, o diretor executivo conta que neste ano está sendo aguardada expansão de 10% no faturamento.
Verdemar - No Verdemar, de Belo Horizonte, segundo o sócio-proprietário da rede, Alexandre Poni, desde o ano passado a opção da empresa tem sido por não expandir as unidades. A justificativa, segundo ele, é simplesmente estratégia de mercado e aprimoramento interno para maturação do negócio. Mas os aportes poderão ser retomados no ano que vem.
"Não sabemos ainda, mas pode ser que sim. Temos interesse, temos mercado, mas ainda precisamos avaliar as condições, já que o crescimento deste exercício está baseado em trabalho aliado à estratégia de expansão do passado", admite.
Sobre o desempenho, Poni diz que em 2014 o faturamento da rede irá aumentar entre 4% e 5% sobre o ano passado. Ao todo são sete lojas, seis em Belo Horizonte e uma em Nova Lima, na RMBH, que empregam 3 mil funcionários.
Veículo: Diário do Comércio - MG