Rede de supermercados, com sede e seis lojas em Sete Lagoas, comemora 40 anos em 2014 e planeja expansão
A rede de supermercados Santa Helena, com sede e seis lojas em Sete Lagoas (região Central), comemora 40 anos em 2014 e planeja a expansão das atividades. Para isso, a empresa vai investir R$ 5,5 milhões até o fim do primeiro semestre do próximo ano. A maior parcela do montante, R$ 4,5 milhões, destina-se à construção de um novo centro de distribuição (CD) e o restante a uma nova loja compacta no bairro Boa Vista, também em Sete Lagoas.
De acordo com o diretor financeiro e de tecnologia da informação (TI), Frederico Machado Bastos, o CD contará com área total de 4.500 metros quadrados e é considerado crucial para o crescimento organizado dos negócios. Isso porque, o atual CD, instalado junto à matriz no bairro Canaan, já não tem mais capacidade para atender todas as lojas. "A princípio, ele abastecia somente duas unidades, mas agora já são seis", explica.
A empresa atualmente mantém seis lojas físicas e uma virtual, que começou a operar em 2010 e recebe encomendas não apenas de moradores de Sete Lagoas, mas também de Belo Horizonte e de outras cidades da região metropolitana: Betim, Contagem, Igarapé, Matozinhos, Nova Lima e Pedro Leopoldo. Neste exercício, mesmo em meio à crise econômica, a rede estima avanço de 12% em relação a 2013. Caso a meta seja concretizada, o faturamento total será de R$ 150 milhões.
Bastos acrescenta que as lojas recebem consumidores com perfis bastante distintos. Na matriz e na unidade instalada dentro do Shopping Sete Lagoas, predomina a freqüências das classes A e B. Por isso, nelas é possível encontrar mais variedade de itens de maior valor agregado, como vinhos, comida japonesa e importados. O tíquete médio das lojas físicas é de R$ 48, enquanto o valor gasto na loja virtual é mais expressivo, de R$ 150. A rede conta com um mix de 19 mil produtos ativos e emprega 790 colaboradores diretamente.
História - A história do Supermercados Santa Helena começou em 1974. Naquela época, o atual diretor-presidente, Joaquim Reis Bastos, mantinha um armazém ao lado de um supermercado pertencente a uma grande rede. O estabelecimento foi crescendo aos poucos, até que conseguiu comprar o estabelecimento que tirava parte da sua clientela. Ainda na década de 1970, três irmãos de Joaquim Bastos passaram a integrar a sociedade - Antônio, Geraldo e João. Em 1982, eles compraram um terreno baldio na entrada da cidade, onde hoje funciona matriz e a principal loja.
"Naquela época, a área era considerada muito distante, mas o meu pai teve uma visão à frente do seu tempo", lembra o atual diretor financeiro. A primeira filial nasceu em 1999 e as demais começaram a abrir as portas entre 2005 e 2010, quando a empresa também começou a operar na internet. Ainda à frente da empresa, Joaquim Bastos já prepara os três filhos para dar continuidade aos negócios iniciados por ele.
Entre os principais desafios enfrentados, Frederico Bastos aponta o processo de sucessão da primeira para a segunda geração, a concorrência cada vez mais acirrada e a fragilidade da economia, que motiva o consumidor a conter gastos. "O próximo ano ainda é uma incógnita e não sabemos o que esperar. Acabamos de encerrar o pior trimestre do ano e esperamos que setembro, outubro e novembro sejam meses melhores", afirma.
Veículo: Diário do Comércio - MG