O exigente consumidor gaúcho está preferindo retirar produtos de sua cesta de compras a baixar o padrão de qualidade. É o que mostra levantamento da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), que avalia as variações de compras no setor nos últimos 12 meses.
Segundo os dados, o período registra crescimento de 0,35% no número de clientes que visitaram as lojas. A Agas também percebeu redução de 3,5% no volume físico de produtos vendidos. Apesar da estagnação do número de visitas/mês aos supermercados e aumento de 0,22% no tíquete médio, o gaúcho preferiu diminuir a quantidade.
Tendência semelhante foi apontada pelo Consumer Insight, estudo que detalha o comportamento do consumidor no país divulgado ontem pela Kantar Worldpanel.
O levantamento apontou que o consumidor da Região Sul foi um dos que mais diminuiu suas idas a pontos de venda do varejo em geral – não só a supermercados. Apesar da diminuição da frequência, o volume comprado a cada visita teve aumento de 15%, e o tíquete médio subiu 13%.
Os dois dados mostram realidade um pouco diferente da mostrada pelo IBGE ontem, que apontou queda de 1,1% nas vendas no varejo nacional.
R$ 7 bilhões
anuais é o valor movimentado pela cadeia produtiva da cachaça no Brasil, que conta com mais de 40 mil produtores e gera cerca de 600 mil empregos diretos e indiretos. O primeiro Festival de Cachaças e Sabores do Sul, promovido pela Associação dos Produtores de Cana-de-açúcar e seus derivados do Rio Grande do Sul (Aprodecana), termina no dia 13 de outubro na Capital.
Veículo: Zero Hora - RS