No Brasil, a companhia já adquiriu bandeiras como a GBarbosa, Bretas, Perini, Presumi e Plumam, tornando-se a quarta maior varejista, e não descarta oportunidades estratégicas
Depois de comprar as bandeiras GBarbosa, Bretas, Perini, Prezunic e Pluma, o grupo chileno Cencosud continua atento às oportunidades no País. Graças às aquisições, a empresa hoje já figura como quarta maior do setor supermercadista no Brasil.
Concorrente das redes líderes Grupo Pão de Açúcar (GPA), Walmart e Carrefour, o Cencosud não descarta novas compras em áreas estratégicas, segundo o fundador e presidente da empresa, Horst Paulmann. "Estamos de olho no mercado, apesar de, no momento, nossa intenção ser a de fortalecer as marcas que já temos no País", disse ele, durante a 48º Convenção Abras, que acontece esta semana em Atibaia (SP).
Colômbia x Brasil
As últimas aquisições feitas pela empresa na América Latina foram as lojas do Carrefour na Colômbia, em 2012. A medida fez com que a marca se consolidasse naquele mercado, por isso agora os esforços estão voltados às operações brasileiras, explica o executivo. "As redes que compramos são de excelentes empresários e aprendemos muito com eles. Mas precisaria morar uns 30 anos aqui para compreender o varejo brasileiro ", brincou.
O executivo acredita que, com mais alguns anos de experiência, não repetirá equívocos como o de converter a bandeira Super Família em GBarbosa. "Com isso, as vendas acabaram caindo 25% na época. Foi o maior erro aqui".
Ao ser questionado sobre a possibilidade de trazer algumas das suas marcas internacionais (Paris e Easy) ao País, Paulmann afirmou que a rede tem procurado inovar, "logo, tudo é possível".
Concorrentes
No Grupo Pão de Açúcar, a palavra de ordem agora é a otimização das operações. Com isso, a rede acredita que a qualificação das suas lojas ajudará a expansão orgânica a continuar surtir efeitos positivos. "Mesmo com o cenário complicados mantemos o nosso otimismo e temos procurado ações de curto prazo (dois anos), para aumentar a nossa rentabilidade", afirmou o vice-presidente de infraestrutura e desenvolvimento estratégico, Peter Estermann.
Mesmo com pouco tempo de casa - Estermann assumiu o cargo em junho -, o executivo planeja a ampliação dos programas de fidelidade da rede, assim como as opções de ter multicanais de vendas. "Temos dois programas de fidelidade. O Programa + para clientes do Pão de Açúcar e o Club Extra, lançado em março, apenas para esta bandeira", explicou o executivo.
Hoje, o Programa + tem 3,5 milhão de clientes ativos, o que representa 60 % das vendas no Pão de Açúcar. Em seis meses do lançamento do Club Extra, o programa soma 1,6 milhões de usuários ativos, que representam 25% das vendas da bandeira. "Vamos ampliar os processos de fidelização, mas por questões estratégicas, não posso mencionar quais", afirma Estermann, alegando período de silêncio da empresa por causa das ações em bolsa.
O gerenciamento do estoque de forma mais efetiva também está entre as iniciativas para os próximos dois anos. "Precisamos ser mais assertivos na escolha do sortimento e evitar a ruptura no ponto de venda", explicou o executivo. Mesmo que haja uma redução no número de produtos expostos na gôndola, o mais importante, segundo ele, é que nenhum espaço fique vazio.
Império francês
Após quatro anos sem investir no Brasil, apenas em processo de reformulação, o grupo francês Carrefour retomou os investimentos no País. "O Brasil é o segundo melhor mercado para o Carrefour, por isso estamos investindo bastante aqui", disse o CEO da bandeira, Charles Desmartis. O executivo ressaltou que no ano que vem o varejo eletrônico - fechado em 2012 - volta a operar. "Contratamos um executivo de mercado experiente para nos ajudar nesse processo. Queremos uma integração precisa entre a loja virtual e a física".
As operações de proximidade e vizinhança também terão reforço. Com 41 unidades, as lojas Carrefour Bairro serão reformuladas para, em breve, ser retomada a expansão.
Veículo: DCI