O valor é 13,2% maior que o observado em 2012, que era de R$ 326 bilhões
As 120 empresas varejistas que mais venderam no Brasil no ano passado faturaram R$ 379 bilhões, de acordo com o ranking das 120 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro divulgado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar). O levantamento, realizado pelo Programa de Administração de Varejo da FIA (Provar), com o apoio da PwC Brasil, mostra que esse conjunto representa quase 30% de todo consumo de bens no Brasil, excluída a venda de automóveis e combustíveis. O valor é 13,2% maior que o observado em 2012, que era de R$ 326 bilhões.
O ranking das 120 maiores empresas de varejo foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira, construiu-se o cenário da economia em 2013. Em seguida, foram relacionadas as empresas separando-as nos principais segmentos. O Grupo Pão de Açúcar (GPA) segue no o topo da lista com faturamento de R$ 64,4 bilhões no período. O GPA lidera o chamado “clube do bilhão” - título conferido às 82 empresas que superaram R$ 1 bilhão em faturamento anual.
No ranking deste ano, passaram a fazer parte do seleto grupo 10 novas empresas - Arezzo, Dia Brasil, EletroZema, Grupo Claudino, Leo Madeiras, Lojas Quero-Quero, Restoque, Supermercados Mundial, Tellerina (Vivara e Etna) e Tok & Stok.
A distribuição do faturamento entre as varejistas ranqueadas apresentou mudança este ano. “Embora as dez maiores concentrem 51% do bolo, observa-se certa desconcentração de 2012 para 2013. Enquanto o faturamento do grupo completo cresceu 13,2% nesse período, as cinco maiores varejistas aumentaram suas vendas em 10,7%”, analisa o professor Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Conselho do Ibevar e do Provar.
Ao traçar as perspectivas do consumo, Nuno Fouto, professor e diretor de Pesquisas do Provar, resume os principais fatores que explicam a evolução das vendas no varejo brasileiro. “O faturamento do varejo depende essencialmente de três variáveis de acordo com sua importância: a massa real de rendimentos, o volume de crédito e a relação prazo/juros. Essas variáveis explicam 81% das vendas”.
Dez primeiras empresas do ranking
- Grupo Pão de Açúcar
Faturamento em 2013: R$ 64,4 bilhões
- Grupo Carrefour
Faturamento em 2013: R$ 34,01 bilhões
- Grupo Walmart Brasil
Faturamento em 2013: R$ 28,47 bilhões
- Lojas Americanas
Faturamento em 2013: R$ 15,45 bilhões
- Cencosud Brasil Comercial
Faturamento em 2013: R$ 9,81 bilhões
- Magazine Luiza
Faturamento em 2013: R$ 9,69 bilhões
- Máquina de Vendas
Faturamento em 2013: R$ 9,15 bilhões
- O Boticário
Faturamento em 2013: R$ 8 bilhões
- Makro
Faturamento em 2013: R$ 7,43 bilhões
- Raia Drogasil
Faturamento em 2013: R$ 6,46 bilhões
Veículo: Estado de Minas