Nesta sexta-feira, o Carrefour lidera a criação e lançamento da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial. A ação faz parte do Seminário "Empresas e a Promoção da Igualdade Racial", patrocinado pelo Carrefour, Coca-Cola e PWC, e organizado pela Universidade Zumbi dos Palmares, com assessoria da Txai Consultoria.
O Seminário, evento inédito realizado em São Paulo (SP), tem como objetivo promover uma reflexão sobre como gerar avanços mais significativos na presença do público negro no âmbito empresarial. As mudanças serão debatidas dentro de três temas: sustentabilidade e responsabilidade social empresarial, investimento social privado e gestão de pessoas. Participarão do debate cerca de 100 convidados de 48 empresas.
"Com o lançamento desta Iniciativa, o Carrefour quer atuar de forma ainda mais significativa para promover o número de profissionais negros, sejam eles homens ou mulheres, no quadro das empresas. Dados recentes da companhia revelam que 52% dos colaboradores do Carrefour se declaram negros. Entre os diretores e gerentes, 43% são afrodescendentes. Nosso objetivo é trabalhar de forma bastante atuante para que esta realidade seja alcançada também nas demais empresas participantes do projeto", declara Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Carrefour Brasil.
Além do Carrefour, são convidados a participar do debate representantes do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, da Global Reporting Initiative (GRI), do Centro de Estudos da Sustentabilidade da FGV de São Paulo (GV CES), entre outros.
O Seminário marca o início das atividades do segmento empresarial na Década dos Afrodescendentes, estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas), que contempla o período de 2015 a 2024. A iniciativa reforça o combate ao preconceito, à intolerância, à xenofobia e ao racismo.
Serviço:
Seminário "Empresas e a Promoção da Igualdade Racial"
Data: 08 de maio (sexta-feira)
Horário: das 14h às 19h
Local: Hotel Maksoud Plaza (Alameda Campinas, 150 - Jardins - São Paulo - SP)
Carrefour
Há 40 anos no Brasil, o grupo Carrefour é reconhecido como empresa pioneira no mercado varejista. A rede está presente em todas as regiões do país, com os formatos Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Carrefour Express, Atacadão e Supeco, além de oferecer serviços diversos para a conveniência dos consumidores, como postos de combustíveis, drogarias e serviços financeiros. No mundo, o grupo Carrefour está presente em mais de 30 países e com uma equipe de cerca de 360 mil colaboradores. Por mais de 50 anos, a empresa tem estado presente na vida de mais de 100 milhões de consumidores da Europa, Ásia e América Latina.
Universidade Zumbi dos Palmares
A Universidade Zumbi dos Palmares é uma instituição Comunitária de Ensino Superior, que tem por missão a inclusão do negro no ensino superior. Inaugurada em 20 de novembro de 2003, trata-se da primeira Universidade idealizada por negros, tendo como foco a cultura, a história e os valores da negritude (90% dos alunos são negros autodeclarados). É a primeira e única instituição de ensino superior voltada para a inclusão do negro na América Latina. A Universidade tem, na matriz curricular de seus cursos, o compromisso com a implantação da lei 10.639/2003, que institui como obrigatório o ensino de História da África e Afro-brasileira em todos os níveis. Isso garante que os alunos dos diversos cursos tenham a consciência do seu protagonismo na história. A Zumbi e a Afrobrás, sua mantenedora, também mobilizam a sociedade brasileira em torno da questão racial e são muitas as estratégias desenvolvidas para promover diálogo social, engajamento de diferentes setores da sociedade para promover avanços na promoção da igualdade racial.
Txai Consultoria e Educação
A Txai Consultoria e Educação é uma empresa que atua na área de sustentabilidade e responsabilidade social, uma das mais importantes referências no país no tema dos direitos humanos e valorização da diversidade. A Txai é reconhecida também pela sua capacidade de produzir conteúdos inovadores e de articular o meio empresarial em torno dos desafios relacionados à promoção e gestão da diversidade.
Assessoria de Comunicação do Carrefour