Lojas do Pão de Açúcar e do Extra com o chamado modelo de proximidade são voltadas para as pequenas compras
O Recife é a primeira cidade fora do estado de São Paulo a receber as novas lojas com o modelo de “proximidade” do Grupo Pão de Açúcar (GPA). Essas unidades são expressas, focadas em bairros e voltadas para pequenas compras, com atendimento mais rápido. As duas lojas começaram a funcionar nesta quinta-feira (14). Segundo dados da consultoria Nielsen, o varejo tradicional cresceu 8% no último ano, contra 18% do varejo de vizinhança.
A Minuto Pão de Açúcar, no bairro de Boa Viagem, tem um perfil voltado para consumidores A e B. “O tamanho é menor que nossas lojas tradicionais, pois o objetivo é atender a demanda de compras semanais, para aqueles consumidores que não têm muito tempo e precisam fazer uma compra perto de casa”, explica Renato Giarola, diretor executivo do formato proximidade.
O Minimercado Extra abriu no bairro da Boa Vista e segue o mesmo modelo do Minuto, mas com mais promoções como já é característica da marca. Segundo Giarola, “o consumidor do Pão de Açúcar geralmente procura uma adega, e faz questão de uma padaria gourmet mais sofisticada em suas compras semanais. Na rede Extra vende muito mais feijão e arroz.” Os alimentos perecíveis representam 50% das vendas nas unidades de proximidade do GPA.
O modelo de proximidade, conta Giarola, é inspirado num conceito europeu. “Lá tem vários mercados pequenos, de bairro, e acreditamos que esse perfil é adequado à realidade que as grandes cidades brasileiras vivem hoje.” Por serem lojas de bairro, as unidades do tipo são pequenas (entre 200 e 500 metros quadrados) e possuem poucas vagas de estacionamento. A ideia é que os clientes morem perto o suficiente para que possam ir andando, levando pequenas compras.
Giarola não acredita que essas novas unidades possam canibalizar o público dos supermercados tradicionais do grupo. Para ele, compras rápidas, de dez a quinze minutos, os mercados de proximidade são os mais indicados. Enquanto isso, os supermercados são destinados a compras maiores, que levam mais tempo.
As duas unidades do Recife são o ponto inicial para a expansão do modelo de proximidade fora de São Paulo. “Começamos pelo Recife porque a cidade é o centro do Nordeste, e pensamos em expandir a partir da capital.” Já estão confirmadas outras duas lojas do mesmo modelo, que serão inauguradas em Olinda e Jaboatão ainda sem data definida.
Veículo: Diário Pernambuco