Vendas via comércio virtual impulsionam receita do Super Nosso

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                                                                               Sistema on-line apresenta resultados surpreendentes.

Na contramão das lojas físicas dos supermercados, que cada vez mais atendem um perfil de cliente que faz compras de abastecimento, a loja on-line do grupo Super Nosso, o Super Nosso em Casa, está trazendo de volta o costume de fazer compras volumosas e concentradas. Com o objetivo de aproveitar ao máximo a comodidade da compra virtual, o cliente enche o carrinho com uma média de 50 itens e tem um tíquete médio cinco vezes maior do que o das lojas físicas do grupo.

De acordo com o gerente de E-commerce e Marketing Digital do grupo Super Nosso, Alex Prado de Carvalho, o sistema tem pouco mais de dois anos, mas já apresenta resultados surpreendentes e crescimento na faixa de dois dígitos por mês. Só na comparação de julho ano com o mesmo mês de 2014, o faturamento da loja cresceu 53%, média que tem se repetido nos últimos meses. Desde que foi criado, o Super Nosso em Casa atendeu cerca de 14 mil clientes.

O gerente não revela a expectativa de crescimento para este ano, mas afirma que a loja vai se manter crescendo mesmo em meio ao cenário macroeconômico adverso. "Estamos com um bom aproveitamento da base dos clientes, pois aqueles consumidores que já vinham às lojas físicas estão percebendo o Super Nosso em Casa como mais uma opção de ponto de venda. Mas também temos interesse nos clientes fora da nossa base e vamos começar um trabalho de maior exploração desse público a partir de setembro", diz.

O perfil do consumidor da loja on-line é diversificado, mas a maioria das compras é feita por mulheres casadas de 31 a 50 anos. O destino da compra, conforme Carvalho, é para a família. Mesmo quando os pedidos são feitos pelos homens há produtos femininos, como absorventes, assim como nos carrinhos das mulheres há produtos masculinos, como lâmina de barbear", afirma.

Destaques - De acordo com o gerente, os itens mais vendidos são leite, açúcar, cerveja, além de produtos de limpeza e de hortifrúti. Ele também destaca os produtos gourmet, como vinhos importados e itens da mercearia, que sempre aparecem nos carrinhos.

Além de ter um perfil de família, as compras no Super Nosso em Casa revelam um acúmulo de diferentes intenções dos consumidores. "O cliente da loja on-line faz compra para abastecer a casa, para suprir momentos especiais e também para conhecer novos produtos. Ele faz isso tudo ao mesmo tempo, então as compras são grandes e costumam ter mais de 50 itens por carrinho", afirma. Por causa disso, o tíquete médio do e-commerce é superior à média do grupo e chega a um valor cinco vezes maior que o da loja física.

Para Carvalho, a principal razão desse comportamento é a comodidade que a compra virtual oferece, o que faz com que o cliente antecipe compras que teria que fazer nas próximas semanas. "Ele quer aproveitar que alguém já vai levar as compras até a porta dele e que ele não vai ter que gastar tempo no supermercado, então já adquire tudo de uma vez", diz.

Segundo o gerente, essa demanda exigiu, inclusive, que o supermercado oferecesse na loja virtual embalagens com maior quantidade de produtos, como fardos de refrigerante e caixas de leite. Nos últimos dois anos, o supermercado também adaptou a forma de entrega, na medida em que os consumidores davam retorno.

Atualmente, a separação dos itens para entrega é ainda maior, respeitando a higiene e as especificidades de acondicionamento. "Não misturamos o biscoito com um item que fica estocado no chão, por exemplo, pois entendemos que a pessoa vai colocar o biscoito sobre a mesa", explica.

Outra mudança foi a automatização da embalagem dos itens que são oferecidos em porções, como pães, frios e carnes. Desde janeiro, o grupo tem uma indústria própria para esses segmentos e as porções já saem de lá prontas. "O que era feito manualmente agora sai pronto da indústria: ganhamos em prazo de validade e na qualidade da embalagem", comemora.

 



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


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