Em sua segunda edição, evento vai discutir os desafios na promoção da igualdade
racial e de gênero no mercado de trabalho brasileiro
Nesta quinta-feira (31), em São Paulo (SP), o Instituto Carrefour promove o ‘II Fórum de Diálogo sobre Diversidade e Inclusão', que vai abordar os desafios relacionados à promoção da equidade de gênero e raça no mercado de trabalho. O encontro contará com a participação de representantes das iniciativas pública e privada, que vão interagir em palestras e painéis dinâmicos. Charles Desmartis, CEO do Grupo Carrefour Brasil e presidente do Instituto Carrefour, fará a abertura do encontro.
A programação do evento inclui palestras de Jorge Abrahão, diretor-presidente do Instituto Ethos, e de Alexandra Loras, consulesa da França no Brasil, além de painéis dos quais participarão Peter Poschen, representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Adriana Carvalho, assessora para o Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres, e Marjorie Nogueira Chaves, diretora de programas da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas da SEPPIR (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial). Também participam dos painéis lideranças das empresas Coca-Cola, Schneider Electric e Cielo, além da vice-presidente de Gestão de Gente do Carrefour Brasil, Sylvia Leão.
Lançado pelo Instituto Carrefour em 2015, o fórum tem como objetivo promover o diálogo entre empresas, organizações da sociedade civil e governos para o desenvolvimento de programas conjuntos de inclusão socioeconômica e enfrentamento da discriminação no Brasil. "O Instituto Carrefour adotou como missão apoiar ações e iniciativas que valorizem a diversidade em nosso país. Promover o respeito aos direitos humanos é fundamental para garantir o desenvolvimento sustentável da sociedade e do nosso negócio", afirma Paulo Pianez, diretor executivo do Instituto Carrefour e diretor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Carrefour Brasil.
A cada ano, o Grupo Carrefour seleciona temas prioritários para serem trabalhados nos países nos quais opera. No Brasil, ao longo de 2016, a companhia irá focar seus esforços para ampliar ainda mais a equidade de gênero e raça em suas equipes. "O Grupo Carrefour orienta seu investimento social para projetos que promovem a inclusão sócio-econômica com recorte de gênero e raça, valorizando a diversidade. Por meio do Instituto Carrefour, investimos constantemente em projetos e ações que promovam a inclusão, o respeito e o empoderamento. O diálogo contribui para a evolução cada vez mais rápida e concreta das políticas de inclusão no ambiente de trabalho, principalmente das mulheres, que já são maioria no Carrefour Brasil", destaca Charles Desmartis.
No Brasil, ao longo dos últimos anos, o Carrefour promoveu diversas campanhas de conscientização e valorização da diversidade de gênero e raça junto aos seus milhares colaboradores e clientes. Suas campanhas de marketing reafirmam a representatividade da população negra e das mulheres por meio de peças publicitárias trabalhadas em todo o país. Além disso, a companhia mantém parcerias estratégicas com outras empresas do setor privado, órgãos públicos, representantes de sociedade civil e formadores de opinião, que auxiliam o Carrefour a definir as ações para melhorar a igualdade de gênero e raça dentro da empresa.
Mundialmente, o Grupo Carrefour desenvolve ainda um programa de promoção da igualdade de gênero chamado Women Leaders. A partir de uma diretriz global, desenvolve ações para valorizar os talentos femininos da empresa, buscando engajar os executivos, dar visibilidade às mulheres líderes e proporcionar equilíbrio entre vida pessoal e profissional. "Desde 2015, desenvolvemos no Brasil o Grupo de Afinidade Racial e a rede de mulheres líderes chamada Carrefour Por Elas, que tem como objetivo envolver os nossos colaboradores na identificação e implementação de ações para valorização da diversidade de gênero e raça", destaca Sylvia Leão.
No ano passado, o Carrefour participou ativamente do lançamento da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, que tem como objetivo afirmar o compromisso de empresas privadas com a rejeição a práticas de discriminação e a promoção da igualdade. A companhia é signatária dos chamados WEP´s (Women Empowerment Principals) e apoiadora do movimento HeForShe, ambos promovidos pela ONU Mulheres. No ano passado, o Carrefour aderiu ao Programa Pro Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal, tendo sido ainda reconhecido com o ‘Prêmio São Paulo Diverso', na categoria ‘Melhor estímulo à ação afirmativa', concedido pela Secretaria Municipal de Políticas da Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) em conjunto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Sobre o grupo Carrefour
Há 40 anos no Brasil, o grupo Carrefour é reconhecido como empresa pioneira no mercado varejista. A rede está presente em todas as regiões do país, com os formatos Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Carrefour Express, Atacadão e Supeco, além de oferecer serviços diversos para a conveniência dos consumidores, como postos de combustíveis, drogarias e serviços financeiros. No mundo, o grupo Carrefour está presente em mais de 30 países e com uma equipe de cerca de 360 mil colaboradores. Por mais de 50 anos, a empresa tem estado presente na vida de mais de 100 milhões de consumidores da Europa, Ásia e América Latina.
Assessoria de Comunicação do Carrefour