O Wal-Mart divulgou nesta quinta-feira lucro trimestral acima do esperado diante do avanço das vendas no mercado norte-americano, melhora que a varejista atribuiu em parte à elevação dos salários.
Excluindo itens extraordinários, o lucro por ação foi de 0,98 dólar no primeiro trimestre encerrado em 29 de abril, superando a estimativa média de analistas de 0,88 dólar, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.
O Wal-Mart disse que as vendas nas lojas dos Estados Unidos abertas há ao menos um ano subiram 1 por cento, excluindo flutuações ligadas ao preço do combustível. O resultado marca o sétimo aumento trimestral consecutivo e foi mais forte que expectativas do mercado por uma alta de 0,5 por cento, segundo a empresa de pesquisa Consensus Metrix.
A performance da empresa contrariou uma série de resultados fracos de competidores. Na quarta-feira, a rival Target deu uma previsão cautelosa e divulgou avanço inferior ao esperado nas vendas trimestrais devido ao clima e demanda branda.
O resultado relativamente otimista sugere que o Wal-Mart pode estar se beneficiando do investimento de 2,7 bilhões de dólares para elevar salários mais baixos e treinar sua força de trabalho. A varejista disse que os resultados do serviço ao consumidor estão melhorando e que as visitas a lojas subiram 1,5 por cento no trimestre.
A receita subiu 0,9 por cento, para 115,9 bilhões de dólares, apesar de um impacto de 3,5 bilhões de dólares por conta da moeda mais forte, que reduz o valor das vendas no exterior.
Veículo: Portal R7