São Paulo - A bandeira Extra, do Grupo Pão de Açúcar, adotará uma estratégia agressiva para impulsionar as vendas do Dia das Mães, com descontos que chegam a até 50 por cento em alguns produtos nas unidades físicas da rede de hipermercados.
A ação, chamada de "Pink Friday", terá uma dinâmica parecida com a Black Friday (evento de promoções do varejo que acontece no segundo semestre), oferecendo descontos e opções ampliadas de parcelamento das 7h à meia-noite da sexta-feira, dia 12, mas se estendendo para o fim de semana com outras ofertas.
Os clientes terão até 50 por cento de desconto na compra de eletroportáteis nas lojas utilizando o cartão de crédito Extra como forma de pagamento e até 30 por cento em outras categorias utilizando outras formas de pagamento. Também poderão parcelar os itens de eletro em até 20 vezes sem juros no cartão Extra e em 10 vezes sem juros nos demais cartões.
O diretor executivo do Extra, Marcos Samaha, não detalhou estimativas da rede para o desempenho das vendas na data com a ação, mas afirmou que o grupo tem uma "expectativa muito alta" e que prevê aceleração sobre o desempenho do ano anterior, quando o Extra já estava crescendo em participação de mercado.
"Nós estamos abastecendo as lojas com muita força para atender essa expectativa", afirmou o executivo à Reuters, destacando um dos principais focos será no segmento de eletroeletrônicos, principalmente celulares.
A rede realizou negociações antecipadas com a indústria para a ação de olho na segunda data mais importante em termos de vendas para o varejo, bem como destinou fortes investimentos em mídia, que, segundo Samaha, foram equivalentes aos destinados na última Black Friday.
O segmento de multivarejo no GPA, divisão da qual faz parte o Extra, tem perdido participação no resultado do grupo diante do forte crescimento da unidade de atacarejo representada pelo Assaí, em meio à crise econômica no país nos últimos anos, que reduziu o poder de compra dos brasileiros.
No primeiro trimestre deste ano, o Assaí representava 38,3 por cento das vendas líquidas de supermercados do GPA, uma alta de 6,5 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior. Já o Extra apurou queda de quase 4 pontos percentuais na participação, para 38,5 por cento.
Os números do primeiro trimestre, contudo, mostram já melhora no desempenho de vendas 'mesmas lojas' do Extra, ajudado entre outros fatores pela categoria de não alimentos, com ganho de participação de mercado no segmento de hipermercados.
A Pink Friday também engloba o comércio eletrônico do Extra, controlado pela Via Varejo, onde haverá descontos de até 30 por cento e irá até 14 de maio.
Fonte: G1