Grandes grupos investem em rastreabilidade

Leia em 2min 40s

Com o aumento do nível de exigência dos consumidores e da demanda por alimentos saudáveis, grandes grupos como Walmart Brasil, Carrefour e Pão de Açúcar estão investindo em projetos de rastreabilidade de produtos. Pesquisa realizada este ano pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), em parceria com o Ibope, sinaliza que o acesso a frutas, legumes, verduras e carnes frescas é a principal prioridade do consumidor nas lojas, atrás apenas do preço baixo.

 

As ações de rastreabilidade pretendem disponibilizar para os clientes mais informações sobre as mercadorias, incluindo origem, composição e manuseio. Também funcionam para controlar o "caminho" dos alimentos, desde o produtor até as gôndolas. Envolver os pequenos produtores, mais carentes de recursos tecnológicos, é um dos principais desafios do setor.

 

Para Márcia Rossi, gerente nacional de qualidade e segurança dos alimentos do Walmart Brasil, com 450 lojas, iniciativas que visam identificar a origem dos produtos podem ajudar as marcas a conquistar maior confiança do consumidor. "Ele precisa ter segurança para comprar de olhos fechados", diz. Se o cliente leva para casa um melão fatiado, deve saber de onde veio a fruta e quando foi manuseada, afirma.

 

Entre as iniciativas de rastreabilidade do grupo está o programa "Pecuária + Sustentável", criado para garantir que toda carne bovina comprada pela marca no Brasil não tenha contribuído para o desmatamento da Amazônia. As mercadorias ganham o selo "Carne 100% Monitorada".

 

"Há quatro anos, também lançamos um programa de qualificação de fornecedores de hortifruti e monitoramento de resíduos de agrotóxicos", diz. A iniciativa inclui auditorias nos fornecedores, análises de amostras de frutas e verduras, além da identificação de produtos por códigos que permitam rastreá-lo desde a origem.

 

No ano passado, o Clube dos Produtores do Walmart Brasil completou 15 anos. Lançado em 2002, apoia a agricultura familiar, com o objetivo de oferecer a pequenos e médios produtores rurais mais oportunidades no grande varejo. No final de 2016, 14% das hortaliças da marca foram compradas diretamente de agricultores ligados ao programa, segundo a empresa.

 

Júlia Carlini, gerente de qualidade e segurança alimentar do Carrefour, afirma que a rede aderiu ao Programa de Rastreamento e Monitoramento de Alimentos (Rama) em 2014. O movimento, que engloba frutas, legumes e verduras foi idealizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e suas filiadas estaduais. Tem como meta supervisionar, por meio de análises técnicas, o limite legal da aplicação de defensivos agrícolas nos produtos. Começou com um projeto piloto em 2011 e hoje reúne 47 varejistas. O número de fornecedores acompanhados passou de 150, em 2013, para 984, em 2017. Dos itens rastreados, a maior parte, ou 44,6%, vêm da região Sul, seguida do Sudeste (34,7%).

 

No ano passado, o Carrefour foi eleito pelo Ramas a rede que melhor rastreou alimentos no Brasil. A companhia usa QR Codes (série de códigos em uma imagem quadrada) para identificar a origem e o destino das mercadorias. Desde 2014 mantém um mapeamento de risco que identifica resíduos não autorizados nas ofertas. "Oitenta e dois por cento dos nossos fornecedores já aderiram", diz.

 

Fonte: Valor Econômico

 


Veja também

Cencosud Brasil recebe homenagem no jantar da 41ª Pesquisa Ranking ABRAS/SuperHiper

A Cencosud Brasil foi homenageada no jantar de divulgação oficial da 41ª Pesquisa Ranking ABRAS/Super...

Veja mais
Carrefour Brasil tem lucro líquido de R$332 mi no 1º tri

O Carrefour Brasil registrou lucro líquido de 332 milhões reais no primeiro trimestre, alta de 66,8 por ce...

Veja mais
Carrefour lança serviço de retirada de compras de alimentos do on-line em loja física

Pela primeira vez no Brasil, o Grupo Carrefour passa a oferecer seu serviço de retirada em loja física de ...

Veja mais
Carrefour reinaugura hipermercado em São Paulo sob o conceito nova geração

O Carrefour reinaugurou mais um hipermercado na Grande São Paulo sob o conceito Nova Geração. Situa...

Veja mais
Walmart acerta compra de controle do indiano Flipkart por US$ 16 bi

O Walmart concordou em pagar 16 bilhões de dólares por uma participação de 77 por cento no o...

Veja mais
Carrefour estreia modelo 'drive' e permite retirar alimento na loja

O Carrefour Brasil começou a testar, na última semana, um modelo de negócios que já responde...

Veja mais
Temer diz que examinará pedido de supermercados para venda de remédios sem prescrição

São Paulo - O presidente Michel Temer disse nesta segunda-feira que examinará um pedido recebido do setor ...

Veja mais
Lucro do Magazine Luiza salta para R$ 147,5 mi no 1º trimestre

O Magazine Luiza viu seu lucro disparar no primeiro trimestre, refletindo a combinação de aumento robusto ...

Veja mais
Carrefour promove campanha para o dia das mães

Até o dia 13 de maio, o Carrefour promove sua campanha de Dia das Mães, que leva a assinatura ‘Dia d...

Veja mais