Carrefour e Tesco juntas para reduzir custos

Leia em 2min 10s

O francês Carrefour e o britânico Tesco, dois dos maiores grupos de varejo alimentar da Europa, planejam formar uma parceria global de compra para reduzir custos em meio à pressão competitiva.

 

"Essa aliança estratégica entre Carrefour e Tesco é um acordo importante, já que combina o expertise de compra de dois líderes globais, complementares em suas geografias, com estratégias comuns", disse o presidente-executivo do grupo francês, Alexandre Bompard.

A parceria cobrirá relações estratégicas com fornecedores em áreas como serviços de marketing ou coleta de dados, bem como a compra conjunta de produtos de marca própria e bens usados em seus próprios negócios, acrescentou o Carrefour.

 

Para o consultor de Pesquisa da Euromonitor International comenta, Philip Benton, “A aliança estratégica entre Tesco e Carrefour é a mais recente de uma série de consolidações entre os principais varejistas de supermercados da Europa Ocidental. A Tesco e o Carrefour estão igualmente preocupados com o poder de compra que os varejistas alemães, Aldi e Lidl, desfrutam à medida que a corrida de preços continua, e provavelmente acelerará quando a Amazon jogar sua comida na Europa.”

 

Ele comenta ainda que movimentos como a aquisição da Asda pela Sainsbury, que poderia criar uma cadeia própria de fornecimento no mercado interno apertaria a concorrência no setor.

Segundo a Euromonitor International, as vendas combinadas de Tesco e Carrefour proporcionam uma participação de 8% no mercado de supermercados da Europa Ocidental, que supera a dos donos da Lidl, Schwarz Beteilgungs (6%) e Aldi Group (5%),

 

Caminhos

A aliança entre Carrefour e Tesco deve ser fechada nos próximos dois meses, excluirá produtos frescos, e cada companhia seguirá trabalhando com fornecedores locais e nacionais individualmente.

 Os termos financeiros da parceria não foram revelados.

 

A Tesco, maior rede de supermercados do Reino Unido com vendas de 51 bilhões de libras (67,2 bilhões de dólares), foi reerguida pelo presidente-executivo, Dave Lewis, após um escândalo contábil.

A Tesco atualmente é líder mercado do Reino Unido, e está atenta aos planos do segundo maior grupo do setor, o Sainsbury, de comprar a bandeira Asda do Wal-Mart, que ocupa a terceira posição.

 

Enquanto isso, o Carrefour obtém a maior parte das vendas de 88 bilhões de euros na Europa, tendo o Brasil como segundo principal mercado depois da França. O acordo não inclui China e Polônia.

 

Fonte: DCI

 

 

 


Veja também

Empresários do setor de supermercados mostram preocupação

A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo (PCS) demonstrou que os empresário...

Veja mais
Carrefour e Tesco juntam forças para aumentar poder de compra e reduzir custos

O francês Carrefour e o britânico Tesco, dois dos maiores grupos de varejo alimentar da Europa, planejam for...

Veja mais
Atacarejo irá ocupar antigo terreno da Balas Juquinha

Nova unidade do Assaí Atacadista deve ser inaugurada até o início de 2019 no terreno que abrigava a...

Veja mais
Sete supermercados do Rio se juntam para formar a Rede Unno

A Rede de Compras Integra, formada no fim do ano passado, através da união de redes supermercadistas do es...

Veja mais
Supermercados do Rio vão parar de distribuir sacolinhas plásticas

No Rio de Janeiro, as tradicionais sacolinhas plásticas de supermercados deverão ser substituídas p...

Veja mais
Prezunic aposta no clima da Copa com fertas exclusivas

      A rede carioca de supermercados Prezunic registrou,...

Veja mais
Conselho do GPA aprova venda de 2 centros de distribuição em SP

São Paulo - O conselho de administração do GPA aprovou em reunião realizada nesta terç...

Veja mais
Coop investe r$ 1 milhão em nova drogaria de rua

Seguindo seu plano estratégico de chegar a 80 drogarias nos próximos três anos, a Coop - Cooperativa...

Veja mais
Nova Loja

Dando continuidade ao seu plano de expansão, o Atacadão, abre amanhã (27) , nova unidade de autosse...

Veja mais