O francês Carrefour e o britânico Tesco, dois dos maiores grupos de varejo alimentar da Europa, planejam formar uma parceria global de compra para reduzir custos em meio à pressão competitiva.
"Essa aliança estratégica entre Carrefour e Tesco é um acordo importante, já que combina o expertise de compra de dois líderes globais, complementares em suas geografias, com estratégias comuns", disse o presidente-executivo do grupo francês, Alexandre Bompard.
A parceria cobrirá relações estratégicas com fornecedores em áreas como serviços de marketing ou coleta de dados, bem como a compra conjunta de produtos de marca própria e bens usados em seus próprios negócios, acrescentou o Carrefour.
Para o consultor de Pesquisa da Euromonitor International comenta, Philip Benton, “A aliança estratégica entre Tesco e Carrefour é a mais recente de uma série de consolidações entre os principais varejistas de supermercados da Europa Ocidental. A Tesco e o Carrefour estão igualmente preocupados com o poder de compra que os varejistas alemães, Aldi e Lidl, desfrutam à medida que a corrida de preços continua, e provavelmente acelerará quando a Amazon jogar sua comida na Europa.”
Ele comenta ainda que movimentos como a aquisição da Asda pela Sainsbury, que poderia criar uma cadeia própria de fornecimento no mercado interno apertaria a concorrência no setor.
Segundo a Euromonitor International, as vendas combinadas de Tesco e Carrefour proporcionam uma participação de 8% no mercado de supermercados da Europa Ocidental, que supera a dos donos da Lidl, Schwarz Beteilgungs (6%) e Aldi Group (5%),
Caminhos
A aliança entre Carrefour e Tesco deve ser fechada nos próximos dois meses, excluirá produtos frescos, e cada companhia seguirá trabalhando com fornecedores locais e nacionais individualmente.
Os termos financeiros da parceria não foram revelados.
A Tesco, maior rede de supermercados do Reino Unido com vendas de 51 bilhões de libras (67,2 bilhões de dólares), foi reerguida pelo presidente-executivo, Dave Lewis, após um escândalo contábil.
A Tesco atualmente é líder mercado do Reino Unido, e está atenta aos planos do segundo maior grupo do setor, o Sainsbury, de comprar a bandeira Asda do Wal-Mart, que ocupa a terceira posição.
Enquanto isso, o Carrefour obtém a maior parte das vendas de 88 bilhões de euros na Europa, tendo o Brasil como segundo principal mercado depois da França. O acordo não inclui China e Polônia.
Fonte: DCI