GPA manterá ritmo de abertura de loja

Leia em 2min

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) vem ganhando participação de mercado em todos os formatos e bandeiras desde abril e espera manter essa tendência positiva, com a inauguração de mais 11 unidades Assaí e 12 Compre Bem no 4º trimestre, além de revitalizações em lojas Pão de Açúcar e Extra, segundo expectativa dos dirigentes da companhia.

 

"O último trimestre é extremamente sazonal, temos Black Friday e Natal, então é normalmente bastante competitivo e a companhia está preparada para participar desses eventos de modo forte", afirmou o diretor presidente do GPA, Peter Estermann, na teleconferência com analistas e investidores sobre o balanço do terceiro trimestre.

 

Na última quinta-feira a varejista controlada pelo grupo francês Casino reportou lucro líquido consolidado de R$ 138 milhões no terceiro trimestre, superando em 37% o montante apurado um ano antes, apoiada na alta de dois dígitos das receitas em meio à contínua firmeza da bandeira Assaí e à melhora nas demais operações da companhia.

 

No multivarejo, o plano de conversões e revitalizações das 187 lojas Super Extra avança conforme o planejado e o GPA vê potencial de transformar 50% delas em Compre Bem e 50% em Mercado Extra, segundo Estermann. "Não temos nenhum interesse em não ter mais a marca Extra [...] O Mercado Extra é a revitalização do Super com menos capex", explicou o executivo.

 

No caso da marca Pão de Açúcar, ainda faltam três lojas serem revitalizadas até o fim do ano, totalizando 20 reinaugurações desde 2017, segundo Marcelo Bazzali, diretor-executivo do Pão de Açúcar.

 

Atacarejo

 

Para o Assaí, o foco será crescimento orgânico, com entrada em novas regiões e Estados, o que exigiu uma mudança no posicionamento de marketing da bandeira, destacou o presidente da divisão de atacarejo, Belmiro Gomes.

 

Para Gomes, a "volta discreta" da inflação alimentar vem favorecendo o reajuste de preços no atacarejo, mas é improvável que a margem bruta do Assaí ultrapasse a marca de 16,5%. "O Assaí tem pressão em margem com abertura de novas lojas, o que já estava contemplado no cálculo de guidance ao mercado e não vai afetar o ano nem expectativa para o quarto trimestre", disse.

 

Fonte: DCI

 


Veja também

GPA vai acelerar revitalizações de supermercados em 2019

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) planeja acelerar o ritmo de conversões e revitalizaç&otil...

Veja mais
GPA tem lucro 37% maior no 3º tri, reitera metas traçadas para 2018

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) teve lucro líquido consolidado de 138 milhões de reais no...

Veja mais
STF derruba lei que exigia contratação de empacotadores em supermercados

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou nesta quarta-feira (24), por sete votos a três, uma lei que exigia a con...

Veja mais
Higiene pessoal e produtos de beleza premium entram na mira do atacarejo

Considerado como um dos destinos preferidos dos consumidores para a compra de itens de necessidade básica, princi...

Veja mais
Serviço e portfólio são trunfos do hipermercado

Diante do apelo promocional dos modelos de cash and carry para os produtos mais básicos, o investimento em &aacut...

Veja mais
Supermercados Mundial contrata pessoas com deficiência para lojas no Rio de Janeiro

O Supermercados Mundial, tradicional rede carioca, está com vagas abertas para pessoas com deficiência em s...

Veja mais
Rede Confiança Supermercados inova em campanha de fim de ano

     Para quem está acostumado com as novidades que a rede Confian&ccedi...

Veja mais
Qualitá se reposiciona e lança novos produtos

A Qualitá, marca própria do Grupo GPA, passará por um reposicionamento e ganhará novos produ...

Veja mais
França e Brasil aceleram vendas do Carrefour no 3º tri

O Carrefour, maior varejista da Europa, disse nesta quarta-feira que o crescimento das vendas acelerou no terceiro trime...

Veja mais