O Grupo Pão de Açúcar (GPA) prevê crescimento anual de dois dígitos nas vendas das bandeiras Extra e Pão de Açúcar na Black Friday, que este ano acontece hoje (23).
"Estamos preparados para fazer dois dígitos altos, mas no mínimo 10% será o crescimento. A Black Friday virou data fixa em nosso calendário promocional e todo ano nos surpreendemos positivamente nas vendas", diz o diretor comercial do GPA Alimentar, Jorge Faiçal, sem citar os volumes negociados no ano passado.
Faiçal ressaltou que o grupo conta este ano com estoques mais elevados que em 2017 e também ampliou os investimentos para que os sites suportem um tráfego maior de usuários. "Nesse dia batemos recorde de transações de cartão de crédito por minuto, por isso nos preparamos com antecedência", disse o diretor comercial, acrescentando que os aplicativos Clube Extra e Pão de Açúcar Mais trarão ofertas adicionais e personalizadas ao perfil do cliente.
A varejista controlada pelo também francês Casino vai antecipar hoje a abertura das lojas Pão de Açúcar para 6h, exceto em shoppings, onde a operação tem horário de funcionamento distinto. No caso do Extra, as ofertas terão início nos hipermercados já começaram as 20h de ontem. Segundo Faiçal, o GPA não recorrerá tanto a contratações temporárias, pois deslocará 1.120 funcionários da sede para reforçar equipes em pontos físicos.
Fora o segmento de eletroeletrônicos, que ainda é o carro-chefe durante a Black Friday, o executivo do GPA destacou a categoria de bebidas. "A venda de destilados cresce de 30 a 40 vezes em relação a um dia normal. Praticamente a venda de um mês todo acontece em um dia."
Produtos sazonais e importados também se sobressaem. "Muita gente aproveita e antecipa as compras de Natal, como panetones, bacalhau, aves natalinas congeladas, caixas de bombom e chocolates.”
Fonte: Reuters