O Carrefour irá expandir a linha Laranja Sabor & Qualidade, que possui garantia de origem e padrão superior de qualidade. As frutas com a marca do varejista representam 15% do total de laranjas comercializadas pela rede no país. A intenção da companhia é ampliar a linha, a fim de que ela chegue a 40% do volume vendido.
Atualmente, a marca Sabor & Qualidade conta com mais de 400 itens de 17 cadeias, produzidos com responsabilidade socioambiental e rastreabilidade.
Para a criação da linha Laranja Sabor & Qualidade, o Carrefour firmou parceria com a fazenda Alfacitrus há 10 anos. A produtora está localizada no município de Engenheiro Coelho (SP) e abastece as lojas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná.
A linha é produzida com preocupação ambiental, levando em conta a sustentabilidade do processo. A plantação possui, por exemplo, pulverização eletrostática, em que os jatos de defensivos são aplicados diretamente no fruto, reduzindo a contaminação de solo e água, trazendo menos impactos para animais polinizadores, reduzindo a compactação da terra.
As frutas são retiradas do pé na época certa, então não há tratamento químico pós-colheita e assim reduz-se o desperdício. Ou seja, a parcela que não segue para o comércio vai para compostagem e vira adubo. Com isso, além do cuidado ambiental, a laranja cultivada é mais saborosa e doce que a média.
Além de possuir o Global Gap, certificação internacional para produtos agrícolas, a fazenda Alfacitrus está implementando a tecnologia blockchain, que permite rastrear a produção, oferecendo ao consumidor detalhes sobre a procedência do produto e informações detalhadas sobre cada processo da cadeia. Atualmente, o estabelecimento fornece à companhia mil toneladas por ano de Laranja Sabor & Qualidade. Os produtos da marca Alfacitrus da fazenda também são comercializados no Carrefour, atingindo oito toneladas de volume de produtos por ano.
“A Laranja Sabor & Qualidade é mais uma avanço para alcançarmos nosso propósito de democratizar o acesso a alimentos saudáveis e de qualidade, compromisso global que firmamos por meio do movimento Act for Food. Por isso, buscamos parcerias com produtores de confiança e que estejam alinhados às nossas premissas, assim unimos forças em prol da qualidade de vida dos brasileiros”, disse Marcelo Prado, diretor de Frutas, Legumes e Verduras do Carrefour.
Fonte: Mercado e Consumo