Atividade essencial da economia, em 2020, o papel do supermercado tornou-se ainda mais relevante na vida da população, já que 87% da comercialização dos itens de primeira necessidade no país acontecem via setor supermercadista. De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), o segmento é responsável por empregar 1,8 milhão de pessoas.
No contexto de pandemia da Covid-19 que vivenciamos, o supermercado foi um dos poucos estabelecimentos que se mantiveram de portas abertas. Na Cencosud Brasil, quarta maior supermercadista do Brasil - grupo ao qual pertence o GBarbosa, Perini, Mercantil, Prezunic e Bretas - são cerca de 24 mil colaboradores distribuídos em mais de 200 lojas em oito estados.
"São diversas histórias de pessoas que começaram como empacotadores e hoje ocupam cargos de liderança, mostrando que somos gente que cresce com a gente. Temos orgulho em colaborar para a geração de empregos nas comunidades onde estamos presentes e poder realizar o nosso propósito de servir com paixão e abastecer as famílias com qualidade. Neste Dia do Supermercado, parabenizo todos que trabalham incansavelmente no setor", celebra Jacqueline Fontes, diretora de Recursos Humanos da Cencosud Brasil.
As equipes garantiram o estoque e abastecimento das famílias, negociaram com a indústria e mantém a política de preço justo, além de seguirem à risca as recomendações das autoridades sanitárias e disponibilizarem horários alternativos para grupos de risco.
"Diante de tantas superações em 2020, é importante frisar o papel de quem trabalha diariamente para manter o setor em pleno funcionamento. Todos os suprimentos que precisamos encontram-se nas prateleiras, graças a esse time", reconhece Jacqueline.
Avanços no e-commerce
Para a economia, o supermercado continua ampliando as inovações com delivery, parcerias com startups de tecnologia e voltando-se para a multicanalidade, pela qual o cliente busca praticidade. Em agosto, o grupo Cencosud anunciou a parceria com a Cornershop (companhia controlada por Uber Technologies Inc.), que prevê o acesso às lojas e produtos por meio dos aplicativos Cornershop e Uber Eats. Além disso, as bandeiras implantaram serviço de delivery por Whatsapp em algumas unidades, aplicativos de descontos personalizados e site para venda de alimentos, como no caso do Bretas, Prezunic e GBarbosa.
Sobre o Grupo Cencosud
O Grupo Cencosud opera no país desde 2007 com mais de 200 lojas e cerca de 24 mil colaboradores presentes em oito estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe), por meio das bandeiras GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini e Mercantil Rodrigues. Possui, ainda, um escritório administrativo na cidade de São Paulo.
Fundado em 1963, possui ações na bolsa de Santiago, é um dos maiores e mais prestigiados grupos varejistas multi-marca e multi-formato da América Latina, com presença em 5 países e mais de 105 mil colaboradores. Mantém operações na Argentina, Brasil, Chile, Peru e Colômbia, por meio de 5 segmentos de negócios: Supermercados, Home Center, Lojas de Departamento, Shoppings Centers e Serviços Financeiros.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Cencosud