O presidente da Braskem, Bernardo Gradin, revelou ontem que a empresa antecipará a inauguração de sua fábrica de polietileno produzido a partir de etanol. A data da entrada em operação da unidade deverá ser informada em cerca de 15 dias, confirmou o executivo.
Segundo o cronograma inicial, a inauguração da fábrica, localizada em Triunfo, no Rio Grande do Sul, estava programada para o fim do terceiro trimestre. A planta terá capacidade instalada de 200 mil toneladas do produto por ano, o que colocará a Braskem na liderança mundial no segmento de resinas renováveis.
"Estudamos uma continuidade de investimentos para assegurar essa liderança", disse Gradin, quando questionado sobre a ampliação da capacidade de produção. Ele revelou apenas que a companhia está em negociação com empresas estrangeiras da área de tecnologia para ampliar a capacidade de produção de resinas a partir do etanol.
Gradin não se mostrou preocupado com a proximidade do término para a decisão sobre o modelo de participação da Braskem no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), que é liderado por um dos acionistas da companhia, a Petrobras. Segundo ele, a decisão sobre esse modelo deverá ser concluída até o final do terceiro trimestre deste ano. "Temos um compromisso de intenções com a Petrobras, o processo sofreu um atraso em função da alteração do projeto", disse ele.
Veículo: DCI