Bio Extratus é certificada como empresa verde

Leia em 3min

Responsabilidade ambiental e desenvolvimento sustentável são termos comuns no ambiente de trabalho da Bio Extratus, empresa 100% brasileira, com mais de 19 anos de atuação no mercado, idealizada por cabeleireiros amantes da natureza, que desenvolveram, de forma artesanal, uma linha de cosméticos diferenciada, com qualidade e preço acessível.

 

Atualmente, a Bio Extratus fabrica mais de 110 itens, divididos em 14 linhas. Todos os produtos são dermatologicamente testados e aprovados. A empresa foi a pioneira na utilização do óleo de tutano em cosméticos capilares e hoje fabrica cosméticos inovadores para o tratamento dos cabelos e da pele, elaborados com as melhores matérias-primas do mercado e com alta concentração de ativos naturais.

 

Por essa preocupação com o meio ambiente a Bio Extratus passou por um processo de auditoria realizado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a qual lhe concedeu a Certificação ISO 14001 pelo Sistema de Gestão Ambiental.

 

A ISO 14001 é uma norma internacional de padrão de qualidade que assegura que a empresa possui um Sistema de Gestão Ambiental, que atua corretamente e que consequentemente não prejudica o meio ambiente em nenhuma etapa do seu processo de fabricação ou nas atividades associadas a ele.

 

O compromisso de desenvolvimento sustentável assumido pela empresa foi um dos motivos que levaram a Bio Extratus a receber esse certificado. Ao longo da sua trajetória a empresa sempre deixou evidente seu compromisso com a preservação do meio ambiente.

 

Entre essas ações desenvolvidas pela empresa estão a de não fazer testes em animais, projetos de recuperação de nascentes e preservação da mata nativa, controle de todos os resíduos sólidos, eficiente sistema de tratamento de efluentes, treinamento e capacitação da equipe de colaboradores, atendimento à legislação ambiental e rigorosos procedimentos internos para prevenir a poluição.

 

Para a Bio Extratus, obter a Certificação ISO 14001 é um reconhecimento por todo o trabalho desenvolvido, e que exigiu muito esforço, investimento e dedicação para garantir o futuro do meio ambiente.

 

Outras ações da Bio Extratus - Politicamente correta, a Bio Extratus está envolvida em uma série de projetos sociais. Em 1998, construiu uma passarela para pedestres na rodovia MG123, que liga o distrito industrial, onde a fábrica está localizada, à cidade de Alvinópolis, proporcionando mais segurança aos funcionários.

 

A empresa também atua no desenvolvimento social da comunidade, oferecendo ensino de música para crianças e adolescentes, além da doação de uniformes, instrumentos musicais, lanche e infra-estrutura apropriada.

 

Em 2002 a Bio Extratus inaugurou um processo de tratamento de todos os resíduos gerados nos processos e atividades da empresa. Por esta iniciativa, recebeu o certificado de licença ambiental da FEAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente). Fora isso a empresa prioriza a utilização de produtos biodegradáveis, a reutilização de materiais sintéticos e a reciclagem de materiais diversos como plásticos, papelão, entre outros.

 

Outro grande investimento é o paisagismo. O parque industrial da Bio Extratus conta com belos gramados, que evitam a erosão, bouganvilles coloridas, palmeiras e flores ornamentais. Por possuir uma área bastante extensa, a empresa desenvolve atualmente um projeto de arborização que inclui a plantação de árvores nativas como jacarandás, mulatos, coqueiros e árvores frutíferas, atraindo pássaros de várias espécies, oferecendo à natureza um espaço para a preservação tanto da fauna quanto da flora. [ SAC Bio Extratus: (31)3855-3002 | www.bioextratus.com.br/empresa/politica-ambiental].

 


Veículo: Revista Fator Brasil


Veja também

Loja "verde" usa luz natural e reaproveita água de chuva

Além de ampliar a oferta de produtos e serviços para os consumidores de classe média, os supermerca...

Veja mais
Altos executivos adiam as práticas sustentáveis

Os executivos de grandes empresas já encaram as práticas sustentáveis como fundamentais para os seu...

Veja mais
Reciclagem: Exemplo da Porto Seguro

Quando se fala em reciclagem, as pessoas pensam em latas de alumínio, papel, garrafas PET e pilhas. Mas, se depen...

Veja mais
LG aposta no sol

Mais um passo da sul-coreana LG Electronics rumo à conversão à produção verde. A empr...

Veja mais
Combustível de caju

A lista de materiais alternativos para geração de energia ganhou mais um componente. Trata-se, acredite, d...

Veja mais
Bandeira verde mobiliza Walmart, Carrefour e Pão de Açúcar

Ações ligadas à sustentabilidade estão entre as prioridades das grandes redes do varejo, mas...

Veja mais
Indústria de suco mapeará emissões

Pressionadas pelo varejo europeu, as indústrias de suco de laranja brasileiras preparam um estudo para determinar...

Veja mais
Brasil ainda engatinha na adoção de TI verde

Itaú Unibanco, Pão de Açúcar e General Motors desenvolvem iniciativas pioneiras, mas namaior...

Veja mais
Carrefour como agente de transformação social

21 diretrizes definidas pelo Grupo no mundo que reflete a bandeira da companhia, a promoção do consumo con...

Veja mais