Responsabilidade ambiental e desenvolvimento sustentável são termos comuns no ambiente de trabalho da Bio Extratus, empresa 100% brasileira, com mais de 19 anos de atuação no mercado, idealizada por cabeleireiros amantes da natureza, que desenvolveram, de forma artesanal, uma linha de cosméticos diferenciada, com qualidade e preço acessível.
Atualmente, a Bio Extratus fabrica mais de 110 itens, divididos em 14 linhas. Todos os produtos são dermatologicamente testados e aprovados. A empresa foi a pioneira na utilização do óleo de tutano em cosméticos capilares e hoje fabrica cosméticos inovadores para o tratamento dos cabelos e da pele, elaborados com as melhores matérias-primas do mercado e com alta concentração de ativos naturais.
Por essa preocupação com o meio ambiente a Bio Extratus passou por um processo de auditoria realizado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a qual lhe concedeu a Certificação ISO 14001 pelo Sistema de Gestão Ambiental.
A ISO 14001 é uma norma internacional de padrão de qualidade que assegura que a empresa possui um Sistema de Gestão Ambiental, que atua corretamente e que consequentemente não prejudica o meio ambiente em nenhuma etapa do seu processo de fabricação ou nas atividades associadas a ele.
O compromisso de desenvolvimento sustentável assumido pela empresa foi um dos motivos que levaram a Bio Extratus a receber esse certificado. Ao longo da sua trajetória a empresa sempre deixou evidente seu compromisso com a preservação do meio ambiente.
Entre essas ações desenvolvidas pela empresa estão a de não fazer testes em animais, projetos de recuperação de nascentes e preservação da mata nativa, controle de todos os resíduos sólidos, eficiente sistema de tratamento de efluentes, treinamento e capacitação da equipe de colaboradores, atendimento à legislação ambiental e rigorosos procedimentos internos para prevenir a poluição.
Para a Bio Extratus, obter a Certificação ISO 14001 é um reconhecimento por todo o trabalho desenvolvido, e que exigiu muito esforço, investimento e dedicação para garantir o futuro do meio ambiente.
Outras ações da Bio Extratus - Politicamente correta, a Bio Extratus está envolvida em uma série de projetos sociais. Em 1998, construiu uma passarela para pedestres na rodovia MG123, que liga o distrito industrial, onde a fábrica está localizada, à cidade de Alvinópolis, proporcionando mais segurança aos funcionários.
A empresa também atua no desenvolvimento social da comunidade, oferecendo ensino de música para crianças e adolescentes, além da doação de uniformes, instrumentos musicais, lanche e infra-estrutura apropriada.
Em 2002 a Bio Extratus inaugurou um processo de tratamento de todos os resíduos gerados nos processos e atividades da empresa. Por esta iniciativa, recebeu o certificado de licença ambiental da FEAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente). Fora isso a empresa prioriza a utilização de produtos biodegradáveis, a reutilização de materiais sintéticos e a reciclagem de materiais diversos como plásticos, papelão, entre outros.
Outro grande investimento é o paisagismo. O parque industrial da Bio Extratus conta com belos gramados, que evitam a erosão, bouganvilles coloridas, palmeiras e flores ornamentais. Por possuir uma área bastante extensa, a empresa desenvolve atualmente um projeto de arborização que inclui a plantação de árvores nativas como jacarandás, mulatos, coqueiros e árvores frutíferas, atraindo pássaros de várias espécies, oferecendo à natureza um espaço para a preservação tanto da fauna quanto da flora. [ SAC Bio Extratus: (31)3855-3002 | www.bioextratus.com.br/empresa/politica-ambiental].
Veículo: Revista Fator Brasil