21 diretrizes definidas pelo Grupo no mundo que reflete a bandeira da companhia, a promoção do consumo consciente.
Realizar e compartilhar ações voltadas para sustentabilidade é tradição do Carrefour Brasil. A edição 2009 do Relatório de Desenvolvimento Sustentável acaba de ser lançada e reflete a trajetória da empresa no País, que há 34 anos contribui para a melhoria das relações de consumo dos brasileiros. O material traz a Agenda Ambiental Carrefour, construída a partir de 21 diretrizes definidas pelo Grupo mundialmente e que reflete a bandeira da companhia, a promoção do consumo consciente.
Elaborado de acordo com os princípios do Global Reporting Initiative (GRI), principal indicador internacional que avalia os impactos econômicos, sociais e ambientais no contexto empresarial mundial, o material tem como objetivo contribuir para disseminação de boas práticas sustentáveis e contribuir como fonte para pesquisas sobre o tema.
Algumas das ações realizadas em 2009, divididas de acordo com o universo dos 5Cs - Consumidor, Cadeia, Colaboradores, Comunidade e Clima.: Consumidor: 700 mil clientes atendidos pelo SAC. Desse total, 30 mil são críticas resolvidas e com 97% de satisfação dos clientes. | 10,5 milhões de clientes do Cartão Carrefour | 1.500 clientes participaram do Programa Cliente Amigo Carrefour, reunião que acontece bimestralmente nas lojas da rede. | Implantação de Estações de Reciclagem e de Coleta de Óleo.
Cadeia: Lançamento de 400 produtos Marca Própria, nas categorias higiene, limpeza, mercearia, refrigerados e congelados. 180 fornecedores com o selo Garantia de Origem em seus produtos.
Colaboradores: Seis mil colaboradores promovidos no ano. As mulheres representaram 52,5% do quadro de funcionários da empresa.
Comunidade: Apoio a 15 projetos sociais, que beneficiaram mais de 15 mil pessoas. 1400 colaboradores foram voluntários em 84 instituições, beneficiando mais de oito mil pessoas. Doação de 90 toneladas de alimentos para as vítimas das fortes chuvas que atingiram o Nordeste.
Clima: 2.200 toneladas de equipamentos foram recolhidos e recuperados. | Instalação de lâmpadas especiais diminui em até 45% o consumo de energia elétrica. | 600 mil sacolas retornáveis foram vendidas até 2009.
Jean-Marc Pueyo, diretor-superintendente Grupo Carrefour Brasil comenta: “ Sustentabilidade é parte do nosso jeito de ser. O ano que passou, para muitos segmentos da economia, foi de instabilidade e incertezas.
Para o Carrefour Brasil, 2009 foi um ano de grandes realizações. Apesar da crise, que trouxe muitos desafios para o mercado brasileiro, a inclusão de mais de 30 milhões de pessoas guindadas das classes D e E para a C fez com que o varejo mantivesse o padrão de consumo e o Carrefour Brasil, motivado pela sua vocação por inovar, agregar novos clientes à sua base ao oferecer produtos, serviços e atendimento diferenciados.
A essência do Carrefour está na sua capacidade de ser o agente de transformação das relações de consumo e é nesse contexto de constantes interações que recebemos, todos os dias, milhões de pessoas nas nossas lojas. Nessas interações, o Carrefour procura esta- estabelecer um diálogo com cada consumidor, buscando fazer com que o simples ato da compra seja um momento crucial de reflexão e aprendizado sobre atitudes mais sustentáveis no dia a dia de cada cidadão.
Isso demanda uma nova forma de fazer negócios, totalmente conectada às necessidades socioambientais prementes pelas quais passamos. Essa é a maneira que o Carrefour escolheu para agir, transformando a maneira como fazemos negócios, construindo a nos- sa cultura organizacional, os relacionamentos com os stakeholders e o cotidiano nas lojas, procurando melhorar tudo o que fazemos todos os dias.
E as lojas Carrefour são o palco em que esse processo de evolução de atitudes e mentalidade acontece a partir de uma experiência única ou coletiva denominada compra. A experiência da aquisição é uma forma de sensibilização importante, pois é na loja que procuramos promover o consumo mais consciente por meio da informação, da variedade de opções e de escolha e o esclarecimento imparcial e transparente.
A instituição da prática do consumo consciente é uma postura diferenciada e corajosa. Para muitos, consumo e sustentabilidade são conceitos antagônicos.
Para nós, não, pois sabemos que o consumo é o motor da economia, possibilitando a geração de renda para que a vida de cada um seja melhor. Mas sabemos que esse consumo tem de ser pautado pela reflexão, para que ele seja feito de maneira que assegure o crescimento e o desenvolvimento sustentáveis.
Nesse Relatório de Desenvolvimento Sustentável pretendemos demonstrar como estamos construindo esse caminho e, para isso, a organização das informações pautou-se nas cinco dimensões de desenvolvimento do Carrefour Brasil, os 5 Cs: Consumidor, Cadeia, Colaborador, Comunidade e Clima. Sob essa perspectiva reafirmamos a confiança no crescimento das operações no País e a criação de uma rede que congrega fornecedores e parceiros, comunidade, colaboradores e clientes no esforço pelo crescimento do País, o uso racional de recursos, a valorização humana, a inclusão social e o respeito ao meio ambiente. Tudo isso em conjunto permite o crescimento orgânico e sustentável do Carrefour e, ainda, do Brasil. Proteger o meio ambiente é também uma das grandes responsabilidades do Carrefour através de três compromissos: contribuir para a luta contra as alterações climáticas, a preservação da biodiversidade e dos recursos naturais, reduzir o desperdício e maximizar a reciclagem. Assim, sustentabilidade, para o Carrefour Brasil, é parte do nosso jeito de ser e um caminho sem volta por ser o único capaz de garantir a melhora do estado do mundo. Queremos promover ações que reduzam os impactos ambientais, tragam significativa inclusão social e retorno econômico, conquistando a confiança de cada consumidor que estiver em algum dos nossos pontos de venda distribuídos por este imenso território”, conclui Jean-Marc Pueyo, diretor-superintendente Grupo Carrefour Brasil.
Veículo: Revista Fator Brasil