Com a Linha Leve+Verde, da Owens-Illinois. Economia de matéria prima e energia são algumas vantagens que a empresa, atuante em vários estados do país inclusive o Rio de Janeiro, oferece para o planeta ao produzir embalagens até 25% mais leves, com a mesma qualidade e resistência. Preservação do meio ambiente. Inovação para ajudar os clientes a serem mais ecologicamente corretos.
O Brasil acaba de receber um impulso significativo na área de produção mais limpa (P+L) com o lançamento da Leve+Verde, linha de embalagens de vidro substancialmente mais leves e que respeita o meio ambiente por adotar práticas menos agressivas em seu processo de produção. A linha já está disponível aos clientes e pode representar para o consumidor mais uma oportunidade de escolher produtos que preservam o meio ambiente.
A linha chega ao mercado nacional por iniciativa da maior fabricante mundial de embalagens de vidro, a O-I (Owens-Illinois), que investiu R$ 72 milhões em equipamentos, tecnologia aplicada e testes para disponibilizar embalagens de vidro de 18 a 25% mais leves em comparação com outras embalagens do mesmo formato e produzidas a partir da mesma matéria-prima. As embalagens já estão sendo produzidas nas fábricas de São Paulo e do Rio de Janeiro.
O que muda no processo de produção das embalagens Leve+Verde é a tecnologia aplicada na fabricação. Que aliadas às tecnologias próprias e patenteadas pela O-I, acrescida do know how dos profissionais da empresa que são altamente treinados, possibilita uma melhoria contínua do processo de produção e o faz mais leve em todos os sentidos: para o cliente e para a natureza.
Esse processo, além de reduzir o peso, resulta em um produto ainda mais sustentável. “O vidro é 100% reciclável e podemos considerá-lo o melhor exemplo de um produto ‘berço-a-berço’” afirma Rodney Montenegro, presidente da O-I Brasil. Ele completa “a Owens-Illinois, através de seus clientes está contribuindo para que os brasileiros levem mais verde para as suas casas e famílias”.
Essa iniciativa representa um dos maiores avanços na produção de embalagens de vidro e mantém a O-I na vanguarda tecnológica do setor. O lançamento da linha Leve+Verde também responde às demandas do mercado brasileiro e internacional, que cada vez mais estão escolhendo produtos oriundos de uma produção mais limpa (P+L), e com inovação contínua.
Coca Cola, Conservas Olé, Coniexpress, Miolo, Diageo, Femsa, são alguns exemplos de clientes O-I beneficiados pelo projeto. Com cerca de 300 empresas clientes, a O-I está sempre atuando alinhada às estratégias de negócios para oferecer soluções que irão impactar de forma positiva a atuação e presença dos clientes no segmento em que atuam.
Mais leves e verdes na prática: Com base nos atuais níveis de produção no Brasil, projetos inovadores como o Leve+Verde garantirão que a embalagem de vidro se perpetue como uma das preferidas de quem quer uma embalagem nobre e resistente.
Na Austrália, onde a linha Leve+Verde foi lançada há um ano exclusivamente para garrafas de vinho, já foi possível medir que houve: • Uma redução de 20% no consumo de energia para produzir o mesmo número de garrafas | • A poupança de dióxido de carbono foi de mais de 11.130 toneladas de CO2 - ou o equivalente à retirada de 4.120 carros (4 cilindros) de circulação | • Uma queda média de 12% no uso da água por recipiente • Redução geral de 4720 klitros de água ou o equivalente a 6,3 piscinas olímpicas ao ano
“Na Austrália a empresa alcançou 50 milhões de embalagens vendidas num período de um ano, isso apenas em embalagens para vinhos. Aqui no Brasil onde a diversidade e oferta de produtos são infinitamente superiores aos de lá, as expectativas são excelentes! Ainda mais porque o consumidor brasileiro vem se mostrando bastante crítico e seletivo no momento de fazer suas escolhas nas gôndolas do supermercado, pois entende que optar por produtos que tragam em si o respeito ao meio ambiente é tarefa primordial de todos”, aposta Rodney Montenegro, presidente da O-I Brasil.
No Brasil a empresa já começou a perceber os primeiros ganhos com a produção da linha Leve+Verde. “Nas primeiras embalagens já produzidas, estimamos que se tivéssemos as mesmas estruturas anteriores, teríamos um gasto de energia da ordem de 63.675 Gigajoules – energia suficiente para abastecer 1.602 lares pelo período de um ano. Isso é resultado nas melhorias dos transportes, otimização das cargas, custo de matéria e outros” antecipa Montenegro.
O cliente Odilon Olivieri, da Conservas Olé, observa que “com estas novas embalagens, a O-I nos ajuda a dar um passo à frente em busca da sustentabilidade, além de nos tornarmos mais competitivos e oferecermos aos nossos consumidores finais a oportunidade de também serem mais ecologicamente corretos”. Ter mais clientes usando a linha Leve+Verde e dessa forma fechar o ciclo de responsabilidade socioambiental é o objetivo da empresa. Leandro Pignataro, diretor de vendas e marketing da O-I, conclui: “com esse lançamento entregamos uma embalagem atual, do nosso tempo, com o diferencial de manter os atributos naturais dos alimentos e bebidas envasados. Dessa forma os consumidores terão certeza de continuar apreciando seus produtos, com certeza e vantagem de contribuírem para a construção de um futuro melhor para o planeta”.
A O-I - Milhões de vezes ao dia, os recipientes de vidro da O-I entregam às pessoas em todo o mundo os mais renomados produtos de consumo. Com posição de liderança na Europa, América do Norte, Pacífico Asiático e América Latina, O-I fabrica recipientes de vidro 100% recicláveis para os produtos de preferência do consumidor, os quais garantam um sabor superior, a máxima pureza, apelo visual e valores de benefícios para os produtos de nossos clientes. Fundada em 1903, a empresa emprega mais de 22.000 pessoas, em 79 fábricas, em 22 países, com vendas líquidas de $7,1 bilhões. [www.o-i.com.]
Veículo: Revista Fator Brasil