Para substituir embalagens de plástico, a Sacola ECOnsciente já conquistou boa receptividade do consumidor final.
Representando uma ação pioneira no Paraná, o projeto “Sacola ECOnsciente” foi desenvolvido pelo Grupo Ecoverdi (formado pelas empresas Cocelpa, Conpel e Arpeco) com o objetivo de substituir gradativamente o uso de embalagens de plástico em supermercados por sacolas desenvolvidas através de papel Kraft reciclável. Há mais de um ano em andamento, a proposta já conta com boa receptividade do consumidor final, estando presente em redes de Curitiba, Joinville e Belo Horizonte.
O projeto Sacola ECOnsciente foi idealizado pensando em oferecer uma alternativa para as redes varejistas promoverem ações socieambientais e reduzirem o uso do plástico, contribuindo para a preservação do meio ambiente. De acordo com o engenheiro químico e superintendente da Arpeco, Luiz Alberto de Pauli, as embalagens de papel são a melhor opção para a redução de impactos a natureza causados pelo uso excessivo de sacolas plásticas.“Várias redes supermercadistas já estão substituindo o uso da sacola de plástico. Queremos fornecer uma alternativa para essa substituição de forma racional e gradativa, mostrando ao supermercadista que em termos de custo a diferença é pequena, mas o ganho para a natureza e meio ambiente é grande, além da valorização da marca da rede”, destaca.
O engenheiro ainda explica que a sacola em papel é mais resistente e com maior capacidade de armazenamento, conferindo vantagens no aproveitamento da embalagem. “Estamos lançando uma sacola com capacidade volumétrica de 15 a 20 litros, com capacidade de peso que pode chegara a até 20 kg. Ela é mais resistente que a sacola de plástico. Você pode colocar mais itens em uma única sacola, que suporta até seis garrafas de 2 litros de refrigerante sem arrebentar. Em uma sacola de plástico isso já não ocorre. Além disso, se bem utilizada ela pode ser reaproveitada até três vezes”, afirma.
Sacola ECOnsciente - Pensando em representar uma alternativa ao uso de sacolas plásticas e embalagens oxibiodegradáveis – também prejudiciais ao meio ambiente –, o Grupo Ecoverdi investiu na fabricação das sacolas ECOnsciente. Além de serem práticas, confortáveis e resistentes, o produto possui um processo de decomposição na natureza de apenas 60 dias. Em contrapartida, as sacolas de plástico podem levar até 300 anos para se decompor e são provenientes do petróleo, uma fonte não renovável.
O processo de produção das sacolas ecológicas é feito por meio do uso de recursos de florestas plantadas exclusivamente para produção de papel, sendo esses locais já degradados. Dessa forma, não há desmatamento de áreas nativas. Outro diferencial é a alça das embalagens, que não são retorcidas como na maioria dos produtos em papel Kraft, o que confere conforto e segurança no manuseio e transporte de compras.
Veículo: Revista Fator Brasil