Rumo ao consumo consciente

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Reconheço, como educadora, que o processo de readaptação de hábitos não se faz da noite para o dia. Daí se explica a resistência e dificuldade de algumas pessoas para se adaptar e se engajar ao espírito da lei que regulamenta o uso das sacolas plásticas. Isso se dá, em um primeiro momento, talvez por falta de informação clara e convincente sobre o foco principal da campanha, ou seja, reduzir ao máximo o uso da sacola plástica, uma vez que elas, descartadas, pós uso, de qualquer maneira, degradam, poluem o meio ambiente e são responsáveis por entupimento de bueiros, alagamentos, poluição de rios e condutores de insetos como baratas, moscas, que causam tantos danos à saúde humana e ao nosso meio ambiente, já tão desprotegido. Portanto, o foco principal é a preservação do meio ambiente.

 

O Movimento das Donas de Casa (MDC-MG) apoia e esclarece as pessoas sobre a importância do uso de sacolas retornáveis e os efeitos maléficos causados pelo uso exacerbado de sacolas plásticas comuns.

 

O MDC-MG tem como função precípua informar, conscientizar e mostrar ao consumidor o quanto é importante o seu papel para o bem comum. Ele não precisa comprar a sacola vendida nos supermercados, se levar a sua própria sacolinha retornável aos locais de compra. Ora, há cerca de 30 anos a sacola plástica sequer existia, portanto, não podemos ser dependentes dela.

 

Além do ganho ambiental, começamos a perceber o lado social gerado pela campanha. O MDC criou uma oficina para mulheres da terceira idade que estão aprendendo a confeccionar sacolas retornáveis de vários modelos. Dez pessoas participam das aulas e estão dando sua parcela de contribuição ao meio ambiente e ainda aprendem um ofício para geração de renda.

 

Entendo que o assunto gere polêmica e precisamos avançar muito no que se refere à coleta seletiva e à conscientização da população com relação ao descarte adequado dos resíduos, sejam eles orgânicos, plástico ou papel. Mas não podemos deixar de ressaltar que a lei é apenas o primeiro passo bem intencionado rumo ao consumo consciente mundial.( LÚCIA PACÍFICO - Presidente do Movimento das Donas de Casa)

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


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