Iniciativa será adotada por unidades da Anheuser-Busch InBev em todo o mundo em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente
São Paulo, junho de 2011 - A Ambev lança hoje campanha em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A iniciativa, que acontece desde a criação da companhia, tem como objetivo estimular que os funcionários desenvolvam práticas inovadoras de gestão ambiental durante o mês de junho. Pelo terceiro ano, além das cervejarias, centros de distribuição e centros de excelência da Ambev no Brasil e na América Latina, as unidades da Anheuser-Busch InBev da Europa, Ásia e América do Norte também serão mobilizadas. Os melhores projetos de cada continente competirão entre si.
Neste ano, o tema principal da campanha será Conservação de Água e Proteção de Bacias Hidrográficas. Os funcionários serão desafiados a desenvolver projetos relacionados à preservação e economia de água, sendo que as melhores práticas podem ser em diversas frentes (água, energia, subprodutos, emissões GHG, entre outras). "O objetivo é instalar a mentalidade tolerância zero para desperdício de água e energia em todos os funcionários para que sejam, junto com a comunidade de cada local, agentes ativos para o desenvolvimento sustentável", diz Beatriz Oliveira, gerente corporativa de Meio Ambiente da Ambev.
Em 2010, foram 567 projetos voluntários de Meio Ambiente em 21 países. Para 2011, a expectativa é que esses números sejam ainda maiores. "Nosso sonho é ser a melhor empresa de bebidas em um mundo melhor. E a campanha é uma forma de inspirar nossa gente em transformar esse sonho em realidade", acrescenta Beatriz.
O projeto vencedor da campanha global, ganhará uma viagem para Buenos Aires, com direito a acompanhante, incluindo entradas para o evento "2011 Stella Artois World Draught Master Global Finals", que acontece em outubro. O julgamento das atividades é feito por um time diversificado de representantes de diversas áreas da companhia e, neste ano, um representante do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP) fará parte do juri.
A Ambev e o Meio ambiente
Meio ambiente é uma das prioridades da Ambev e melhorar o índice de ecoeficiência nas etapas de produção faz parte do dia-a-dia da companhia. Para isso, até 2012, a Ambev tem como meta - um compromisso assumido com a sociedade - reduzir o consumo de água em 11%, a emissão de CO2 em 10% e também reaproveitar quase a totalidade (99%) dos resíduos da produção. Esses são objetivos globais, traçados pela Anheuser-Busch InBev.
Em 2010, 14 fábricas já atingiram a meta de reaproveitamento de subprodutos e a receita gerada aumentou 40% nos últimos cinco anos, atingindo R$ 80,8 milhões no ano passado.
Também em 2010, a Ambev ampliou fábricas e todas já incorporaram as boas práticas de consumo de água do programa de gestão ambiental da companhia. Para isso, foram investidos R$ 5,6 milhões e, em 2011, o plano é investir R$ 6 milhões para que a empresa garanta ainda mais o crescimento sustentável de sua capacidade produtiva. Em todo mês de março, a Ambev realiza o 'Mês da Economia de Água' para reforçar ainda mais a preocupação com o uso racional do recurso. Todos os funcionários participam e o objetivo é identificar práticas de redução do consumo que sirvam de exemplo para toda a companhia.
Os índices de redução de CO2 também são animadores. Em 2010, a redução foi de 6,4% em relação a 2009, o que significa que, já no primeiro ano, 64% do desafio estabelecido para 2012 foi alcançado.
O monitoramento e a atualização das metas de ecoeficiência da empresa são processos realizados pelo Sistema de Gestão Ambiental, existente há 19 na companhia. Todas as unidades têm metas para reduzir a captação e a quantidade de água usada para produzir suas bebidas, diminuir o consumo de energia e a emissão de poluentes e aumentar o índice de reciclagem dos resíduos.
Fonte: Redação Portal Abras