Consumidor duvida de campanhas de sustentabilidade

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Apenas 36% dos consumidores brasileiros acreditam em campanhas publicitárias que remetam ao conceito de sustentabilidade. Na América Latina, 39% duvidam de propagandas que ilustram ações positivas para a sociedade e o meio ambiente. As estimativas são do estudo "Green Thermometer" (Termômetro Verde), feito em quinze nações latino-americanas pela empresa de pesquisas de consumo Kantar Wordpanel.

 

Apesar da descrença quanto a atitudes empresariais em direção a um mundo sustentável, a consciência das ameaças que rondam o clima aumentou nos países do centro-sul americano. Em 2010, 92% dos cidadãos avaliados já haviam ouvido falar de "aquecimento global", ante 77% que tinham escutado o termo em 20009. Ou seja, tal conhecimento cresceu algo entre 59% e 83% no período de apenas um ano.

 

Atualmente, o aquecimento global é a segunda maior preocupação de latino-americanos, empatada com o tópico "aumento de preços", atrás do tema "segurança". Quase a metade dos entrevistados (47%) declarou temer a elevação da temperatura na Terra.

 

"É uma questão de classe. A baixa renda, hoje, tem maior consciência de assuntos ambientais", afirmou o diretor Executivo do Kantar Wordpanel, Carlos Cotos, em um encontro do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), na última sexta-feira (17). "O brasileiro está muito mais preocupado com o aquecimento global do que com questões financeiras", disse o empresário espanhol.

 

Dicas ao empresariado

 

Dezenas de empresários, convidados pelo Lide, assistiam à avaliação de Cotos, que aproveitou o evento, focado em sustentabilidade, para conceder dicas de como lidar com o novo consumidor, cuja consciência seria sustentável.

 

Em primeiro lugar, disse que produtos desse tipo (sustentáveis) devem trazer benefícios sociais, ambientais e econômicos. A pesquisa do Kantar Wordpanel indica que 76% dos latino-americanos pagariam a mais por mercadorias assim.

 

Entretanto, segundo Cotos, não existe um "consumidor verde" padrão, o motivo pelo qual os empresários precisam manter um canal de comunicação constante com o público-alvo. Além disso, é importante falar às crianças da "onda verde", afirmou o executivo.

 

Veículo: DCI

 


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