Rede lança documento com metas e objetivos sustentáveis a serem atingidos até 2012. Ação inclui redução do impacto da atividade em todas as lojas do Brasil.
No dia 05 de junho, Dia do Meio Ambiente, a bandeira Pão de Açúcar lançou seu “Compromisso com a Natureza”. O documento é resultado de um amplo estudo que elegeu seis ações de maior impacto para promoção da gestão e operação sustentável da rede e que devem ser cumpridos até o final de 2012.
O “Compromisso com a Natureza” é a extensão das práticas sustentáveis já existentes no Pão de Açúcar e está alinhada ao foco da rede na sua gestão e operação, baseada no conceito dos 3Rs: reduzir, reusar e reciclar. Válido para todas as lojas da rede no País, envolve questões relacionadas à cooperação com o consumo consciente, incluindo a eliminação de sacolas plásticas em todo o Brasil, gestão de resíduos, com a ampliação das estações de reciclagem pré e pós consumo, programa de descarte correto de medicamentos e de celular, expansão da linha de produtos orgânicos, controle de emissão de CO2 e redução do consumo de recursos naturais – como água e energia – além de inserir, em todas as lojas construídas a partir desta data e nas reformas, soluções de construção, operação e gestão verdes.
Segundo o vice presidente executivo do Grupo, José Roberto Tambasco, o “Compromisso com a Natureza” representa um avanço e um desafio para rede. “Materializamos nesse documento alguns dos nossos principais valores, como a forma que acreditamos que nortear nossos negócios e nos relacionar com os nossos clientes, com a sociedade e com o planeta”.
Dando inicio as metas estabelecidas, desde o dia 02 de maio, as Lojas Verdes Pão de Açúcar da Vila Clementino, na cidade de São Paulo, e de Indaiatuba, no interior paulista, eliminaram a distribuição gratuita de sacolas plásticas na frente de caixa. O objetivo é expandir essa ação para as 151 ojas da rede no Brasil até 05 de junho de 2012. Para facilitar a mudança de hábito e engajamento dos clientes, o Pão de Açúcar, pioneiro em programas de estímulo ao consumo consciente, desenvolveu alternativas de embalagens sustentáveis. Além de sacolas retornáveis, os clientes encontrarão outros formatos de embalagens como: caixas plásticas, carrinhos de lona e dobráveis, além de sacolas plásticas biocompostáveis, confeccionadas com amido de milho e que se decompõem em até 180 dias.
A bandeira foi a primeira a contar com um programa de gestão de resíduos no varejo brasileiro. Até o final de 2012 serão 35 lojas Pão de Açúcar operando com a gestão integrada de resíduos (resultantes da loja e trazidos pelos clientes). O Pão de Açúcar conta hoje com 110 Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever. A meta é expandir o projeto para 100% da rede com condições técnicas para instalação das Estações. Nos PEVs (postos de entrega voluntária) existentes, já foram coletados mais de 42 mil toneladas de materiais recicláveis (papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha usado), desde o inicio do projeto, que completa 10 anos em 2011. Todo o material arrecadado é doado para cooperativas de reciclagem, promovendo assim a inclusão social e a geração de renda nas comunidades.
Outro projeto pioneiro realizado pela rede diz respeito ao programa de reciclagem pré-consumo Caixa Verde, presente em 67 lojas e que deve chegar a 100% das lojas até o final de 2012. Com urnas disponíveis na frente de caixa, os clientes podem descartar as embalagens na hora da compra, antes de levá-las para casa. Neste formato, a rede arrecadou mais de 1,3 milhão de embalagens e que também são encaminhadas para cooperativas de reciclagem. Parte desse material é utilizado na confecção de embalagens cartonadas da marca exclusiva Taeq, fechando um ciclo de logística reversa que começa e termina na gôndola do supermercado. Essa ação, conhecida como Ciclo Verde Taeq, representa 5% do volume das embalagens produzidas.
Programa Descarte Correto de Medicamentos, em parceria com a Eurofarma, esse programa está presente em duas Drogarias Pão de Açúcar e deve ser entendido para todas as drogarias da rede na capital de São Paulo até o final do ano. A reciclagem de celulares também já é realidade na rede. O Programa Alô Recicle realizado em parceria com a Nokia, incentiva o descarte de celulares, baterias e acessórios em duas lojas da rede. A ação será rapidamente estendida e chegará a todas as unidades da rede até o final do ano, a exemplo do programa de Reciclagem de Pilhas e Baterias, que já é oferecido em duas lojas Pão de Açúcar no Brasil.
Até o final de 2012 todas as lojas Pão de Açúcar contarão com aumento de 30% no sortimento da linha de produtos orgânicos. Entre os itens estão: frutas, verduras, legumes, sucos, cafés, vinhos, azeites, geléias, açúcar, arroz, chás, molho de tomate, lentilhas, purê de maça, farinha, feijão, xampus, condicionadores, cremes e muito mais. A rede já é a maior do setor em comercialização de produtos sem agrotóxico com mais de 750 produtos em linha.
Atento as questões de mudanças climáticas, o Pão de Açúcar mostra sua preocupação em reduzir a quantidade CO2 e outros gases aceleradores do efeito estufa emitidos em sua operação. Na operação de loja, o maior responsável pelas emissões são os gases refrigerados que devem ter prioridade no uso do R404 em substituição ao R22, mais poluente. As demais metas incluem: diminuição de 10% do total de emissões de CO2 (6.302 ton) – através da troca e manutenção de equipamentos de refrigeração; redução de 25% de consumo de água e de 8% de energia em lojas novas e elevação de 10% no uso de forntes renováveis de energia.
Outro grande passo do Compromisso com a Natureza Pão de Açúcar diz respeito às construções e reformas de lojas. A meta é que 100% das novas unidades sejam construídas com iniciativas verdes. O Pão de Açúcar foi a primeira rede da América Latina a inaugurar uma loja verde certificada com o “Selo Verde” do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) que é a referência máxima em construções sustentáveis, concebida pela USGBC (United States Green Building Council). Além da loja de Indaiatuba, a unidade da Vila Clementino também foi certificação este ano. Ambas as lojas foram construídas de acordo com as normas construtivas que aumentam a eficiência no uso de recursos e diminuição do impacto sócio-ambiental no processo da edificação. Do mesmo modo, a partir do conceito de replicabilidade das boas práticas, a rede tem como meta estender, tanto quanto possível, iniciativas de construção verde na reforma de suas lojas.
Plataforma sustentável =- Como primeira rede de varejo brasileira a adotar práticas sustentáveis em sua gestão e operação, o Pão de Açúcar tem atuado também na disseminação desses conceitos em toda sua cadeia de valor. “Com o envolvimento de todos compartilhando responsabilidades e a partir de metas e objetivos comuns, ampliamos a consciência para a importância da causa e promovemos o engajamento”, destaca Tambasco. Uma das formas da rede promover esse conhecimento é tornar público seu Compromisso com a Natureza. A partir de 05/06 estará disponível um hot site com todas as informações e metas do documento, conteúdo interativo sobre assuntos relacionados ao consumo consciente, tecnologias sustentáveis e outros. [www.paodeacucar/sustentabilidade].
Grupo Pão de Açúcar - O respeito ao meio ambiente faz parte da gestão estratégica do Grupo Pão de Açúcar, que segue todas as normas ambientais reguladoras do setor e busca constantemente maneiras de aprimorar seus processos. Além de investir na ecoeficiência de seus empreendimentos e atividades diárias, o Grupo procura melhorar suas metodologias e ferramentas de análises de indicadores de desempenho ambiental. Saiba mais no Relatório de Sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar. [www.gpari.com.br/grupopaodeacucar/web/arquivos/GPA_RA_2010_PORT.pdf].
Veículo: Revista Fator Brasil