A publicação teve o nível de relato da Global Reporting Initiative (GRI) elevado de C+
para B+
As principais realizações da Redecard em 2010, os desafios e as metas da companhia nas esferas econômica, social e ambiental estão detalhados no Relatório Anual de Sustentabilidade (RAS), que a empresa acaba de lançar.
A ampliação do portfólio de bandeiras, que já era o maior do setor; a abertura de mercado, com o fim da exclusividade que a bandeira Visa mantinha no Brasil; e um maior foco no cliente são os principais destaques da publicação. A busca constante por produtos e serviços que agreguem valor ao negócio do cliente também merece destaque.
O RAS 2010 teve o nível de relato da Global Reporting Initiative (GRI) elevado de C+ para B+. A GRI é uma organização sem fim lucrativos cujo principal trabalho consiste na criação de diretrizes e indicadores para a elaboração de relatórios de sustentabilidade, por meio de uma rede de diálogo multistakeholder, composta por milhares de especialistas de todo o mundo.
A evolução de nível se deve ao fato de a Redecard ter passado a reportar:
• 42 indicadores de desempenho nas dimensões econômica, social e ambiental, ante 21 em 2009;
• a forma de gestão dos indicadores, não reportada anteriormente; e
• todos os indicadores de Perfil estipulados pela GRI, diferentemente do ano anterior, quando foram considerados apenas alguns deles.
Além disso, a empresa divulgou pela primeira vez suas metas de sustentabilidade, o primeiro inventário de emissões de gases de efeito estufa e as práticas e metas para cada um dos 10 Princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).
A Redecard tem consciência de que o caminho rumo à sustentabilidade é um processo em contínua evolução e, dessa forma, tem buscado as melhores práticas para contribuir com a sociedade e o planeta. Uma evidência disso é que a empresa é a única de meios eletrônicos de pagamento do mundo a integrar, pelo segundo ano consecutivo, as carteiras de investimentos dos índices Dow Jones de Sustentabilidade (Dow Jones Sustainability Index) e Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa.
Reiterando seu compromisso de transparência e ética com a sociedade, o objetivo da Redecard com a publicação é estimular o diálogo com seus stakeholders, entre eles analistas, associações, bancos emissores, bandeiras, clientes, conselheiros, fornecedores, funcionários e investidores.
O relatório conta com uma versão na internet, disponível no portal da Redecard (www.redecard.com.br/ri). O conteúdo pode ser acessado na íntegra ou a partir de uma navegação por público. Os internautas também podem optar por ouvir os áudios, disponíveis na forma de podcasts, que apresentam o relatório resumido e acessível aos deficientes visuais.
Fonte: Redação Portal Abras