O consumidor brasileiro passou a contar com mais 13 opções de produtos mais sustentáveis
A busca pela sustentabilidade no setor produtivo e varejista é uma tendência que toma contornos irreversíveis em nosso País. Neste sentido, o projeto Sustentabilidade de Ponta a Ponta, uma parceria do Walmart Brasil com os fornecedores Ambev, Danone, Kimberly-Clark, Kraft Foods, L´oreal, Mars, Nat Cereais, Philips, Reckitt Benckser, Santher, Sara Lee, SC Johnson e Whirpool, disponibilizou novas opções para o consumo, em sua segunda edição.
De acordo com a vice-presidente de Assuntos corporativos do Walmart Brasil, Daniela de Fiori, esses 13 produtos foram pensados para ter menos impacto, desde a matéria-prima utilizada, até o descarte de resíduos. "Foi uma jornada bastante desafiadora, mas estamos encerrando mais um ciclo.
Índice de sustentabilidade
Estamos pensando agora em montar um plano de sustentabilidade conjunto, criar um índice de sustentabilidade com o intuito de mostrar quais produtos nas gôndolas têm menor pegada ecológica e dar mais possibilidade de escolha aos consumidores", destacou.
Nessa segunda edição do Sustentabilidade de Ponta a Ponta, os fornecedores escolheram um item líder de categoria para análise técnica de todo o seu processo de produção.
O Walmart Brasil garantiu apoio técnico, por meio do Centro de Tecnologia de Embalagens (Cetea), ligado ao Instituto de Tecnologia de Alimentos do Governo de São Paulo. Durante 18 meses foram realizadas reuniões com as indústrias, sugeridas mudanças e avalizados resultados do início ao fim da cadeia produtiva.
Líderes por categoria
Segundo o presidente do Walmart Brasil, Marcos Samaha, a opção por produtos líderes se deu por dois motivos: primeiro para que o consumidor não abrisse mão do produto de sua preferência; depois, a iniciativa poderia influenciar outros fornecedores a adotar ações semelhantes, gerando um efeito multiplicador.
A rede varejista ofereceu, ainda, garantia de compra, maior visibilidade e exposição diferenciada desses itens nos pontos de venda, além de divulgação destacada em materiais promocionais específicos para os clientes.
A Assessoria de Comunicação do Walmart Brasil informou que, só em matéria-prima, os 13 produtos representaram uma redução de mais de 250 toneladas por ano, considerando a estimativa de um ano de venda na rede. Seguindo o mesmo critério, a redução no uso de água chegou a dois milhões de litros e de energia, mais de 19 milhões de quilowatts/hora. E relação às emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), a redução atingiu 3.171 toneladas de dióxido de carbono equivalentes (CO2e), o que corresponde a uma economia de 17,3 milhões de quilômetros rodados.
Ainda segundo as informações da Assessoria do Walmart Brasil, a primeira edição do Sustentabilidade de Ponta a Ponta contou com a participação de dez fornecedores, sendo que os itens participantes tiveram um crescimento médio nas vendas de 40% após o seu lançamento, atestando a aprovação.
Produtos
Guaraná Antarctica PET dois litros
Danoninho morango 360 gramas
Papel higiênico Neve Naturali
Balas Halls
Elsève xampus, condicionadores e cremes para pentear
Ração Whiskas lata
TV LED 32´ Philips
Veja Perfumes Sensações
Toalha de papel Snob Eco
Café Pilão Origem
Pato pastilha adesiva
Refrigerador Brastemp Inverse Viva
Aveia Sentir Bem (marca própria Walmart)
Veículo: Diário do Nordeste - CE