A produção de alimentos em todo o mundo precisa urgentemente de proteção contra mudanças climáticas e outros problemas ambientais, alerta a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), acrescentando que os países precisam conservar as variedades das plantas para as gerações futuras.
"A conservação e o uso sustentável de recursos genéticos das plantas usadas para alimentação e agricultura são vitais para garantir que o mundo produza alimentos suficientes para sua crescente população", disse o diretor-geral da instituição, Jacques Diouf.
Diouf acrescentou que as reservas genéticas da FAO, de mais de 1,5 milhão de amostras de material genético de plantas, "são possivelmente nossa arma mais importante para adaptar a agricultura às mudanças climáticas nos próximos anos."
O Tratado Internacional sobre Recursos Genéticos de Plantas para Alimentação e Agricultura dá apoio a produtores de 21 países desenvolvidos para que adaptem as lavouras às novas condições apresentadas pela mudança climática, enchentes, secas, pestes e doenças.
"Os efeitos da mudança climática sobre a agricultura não respeitam fronteiras nacionais, eles cobrem todas as zonas agroecológicas", disse Shakeel Bhatti, secretário do Tratado Internacional.
Diouf elogiou o projeto de US$ 6 milhões e convocou os países a desenvolverem políticas específicas para ampliar o uso de variedades diferentes de plantas. As informações são da Dow Jones.
Veículo: Diário do Comércio - MG