A Associação Paulista dos Supermercados (Apas) lançou na última sexta-feira em Campinas o Guia da Loja Verde em mais uma etapa da Campanha "Vamos Tirar o Planeta do Sufoco", com o objetivo de tirar de circulação a partir do dia 25 de janeiro de 2012 as sacolas plásticas descartáveis dos supermercados, que deverão ser substituídas por opções mais sustentáveis, como sacolas reutilizáveis, carrinhos de feira, cestos ou qualquer outra embalagem, como caixas de papelão, de forma a que essas sacolas não mais sejam descartadas no meio ambiente.
O guia serve como um indicativo de como ser sustentável e ecologicamente correto, com exemplos de pequenos, médios e grandes supermercados que tiveram muitos benefícios, além do ecológico com a implantação de soluções e práticas sustentáveis que proporcionaram redução de despesas, valorização da marca e atração e retenção de talentos e fidelização de clientes. O diretor de Sustentabilidade da Apas, João Sanzovo, disse que a entidade está dando mais um passo importante na conscientização de seus associados nas causas da sustentabilidade, que segundo ele, é formada por um tripé envolvendo meio ambiente, causas sociais e viabilidade econômica.
"É uma evolução da entidade nesse sentido que vem acontecendo ao longo dos últimos 10 anos. Um dos projetos importantes nesse sentido é a substituição das sacolas descartáveis pelas sacolas reutilizáveis. O que está por trás dessa ação e desse formato é o termo de colaboração que foi assinado com o governo do Estado envolvendo o governo, a entidade, a iniciativa privada e o envolvimento da sociedade mostrando um caminho para as pessoas e como elas podem fazer a sua parte numa mudança cultural, que é a mudança da cultura do descarte", diz.
Na avaliação de João Sanzovo, é claro que a entidade não vai acabar com o descarte até que a própria tecnologia encontre outras embalagens que sejam totalmente biodegradáveis, mas neste momento a idéia é fazer uma redução drástica desse descarte e a sacolinha plástica passa a ser um bom caminho para o início dessa conscientização.
"A Apas está em perfeita consonância com o que a sociedade está pensando e no que ela está querendo. Nós estamos ajudando e colaborando com os poderes públicos para encontrar os caminhos. Eu mesmo já quis fazer uma ação sustentável como o que fazer com uma embalagem de um refrigerante que eu acabei de consumir, mas eu não sabia o que fazer e a mesma situação se encontrou no caso das sacolinhas. As pessoas às vezes queriam saber o que poderiam fazer com elas para reciclar, para não prejudicar o meio ambiente, mas não sabiam o que fazer, então a campanha da Apas em parceria com o governo do estado e com os poderes municipais está justamente mostrando esse caminho", diz.
Oportunidade
Para o diretor de Sustentabilidade da Apas, esta campanha está dando a oportunidade para que as pessoas façam a sua parte e exerçam seu poder de cidadania. "Não é fácil você achar uma solução corretamente ambiental, economicamente viável e socialmente boa porque você vai ter as organizações não-governamentais fazendo sacolas retornáveis e criando renda para as pessoas mais carentes", completa.
O presidente da Apas, João Galassi, acredita que a sustentabilidade deve estar integrada ao planejamento estratégico das organizações, de modo a criar valor para consumidores, fornecedores, acionistas e colaboradores. "A conjuntura de um mundo em constante transformação e economia globalizada requer uma nova filosofia de negócios, que leve em conta as abordagens econômica, ambiental e social", diz.
O guia da Loja Verde contém exemplos de como o supermercadista pode adotar o uso de matérias-primas de origem renovável na construção ou reforma de seu estabelecimento. Como expor em suas gôndolas somente produtos de fornecedores que tenham atuação social responsável em suas empresas; checar a origem da produção, principalmente, dos itens de maior giro, a fim de minimizar os impactos de transporte; adequar seus equipamentos de refrigeração para consumir menos energia; ajustar os sistemas de eletricidade para conter o desperdício; promover o reaproveitamento de água, inclusive da chuva; estimular a coleta seletiva e a reciclagem.
O presidente da Apas, João Galassi, destacou que os supermercados estão trabalhando no sentido de dar um espaço maior aos produtos que tenham um viés sustentável, pois essa seria uma forma de estimular as empresas que ainda não tenham claro esse tipo de ação possam seguir também esta tendência.
"Há empresas que já estão trabalhando fortemente neste conceito, inclusive algumas empresas já estão destacando em seus folhetos e em suas prateleiras um espaço maior aos produtos que tenham um viés sustentável. Isso vem de encontro a uma parte do nosso guia da loja verde da questão dos produtos. A importância que se tem nessas lojas, os produtos que complementam a nosso meio de uma forma que nós podemos preservar o nosso meio ambiente mas ao mesmo tempo rentabilizar os nossos negócios como venda de produtos", explica.
Veículo: DCI