Apas leva ação contra sacolas a Campinas

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A Associação Paulista dos Supermercados (Apas) apresentou nesta semana na sede da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) os detalhes da campanha "Vamos Tirar o Planeta do Sufoco" que consiste na substituição das sacolas plásticas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados. A ação conta com o apoio das entidades que fazem parte do Fórum Permanente Em Defesa do Empreendedor da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Na apresentação em Campinas estiveram presentes o presidente da Apas, João Galassi, a presidente da Acic, Adriana Flosi, o diretor de Sustentabilidade da Apas, João Sanzovo, e o representante do Fórum Permanente Em Defesa do Empreendedor da RMC, Homero Adabo.

O presidente da Apas, João Galassi, disse que há dois meses todos os funcionários dos supermercados estão sendo treinados e que este treinamento será finalizado no final de outubro.

Segundo Galassi, toda a cidade já se articulou numa reunião entre os supermercados e entidades da região para que no início de novembro seja disponibilizada a campanha em todas as lojas para ser visualizada pelos consumidores. Serão distribuídos panfletos, disponibilizados cartazes, banners, comunicação de som falando da campanha, da importância da mudança e oferecendo sacolas reutilizáveis dentro das lojas.

A campanha de conscientização do consumidor segue até o dia 25 de janeiro de 2012 quando se pretende cessar a distribuição de sacolas plásticas descartáveis substituindo-as por meios alternativos conforme acordo firmado com o governo do estado. A partir do dia 25 de dezembro a Apas lança uma campanha nos meios de comunicação através dos jornais, televisões, emissoras de rádio, busdoor e outdoor. "O importante é que esse projeto é um projeto que não tem lei, então o esforço da conscientização é o grande pilar para a implantação desse projeto", diz.

O presidente da Apas, João Galassi, disse que uma pesquisa feita pelo setor através do Ibope identificou que as pessoas apontaram uma necessidade e uma questão pessoal de quererem contribuir com o meio ambiente. "As pessoas querem garantir que esse meio ambiente seja preservado para as futuras gerações sejam filhos ou netos suplantando todas as dificuldades, que na verdade não existem, pois as sacolas reutilizáveis e as caixas de papelão são muito fáceis de adaptação", diz.

Galassi destacou que as sacolas plásticas por serem um produto derivado do petróleo são utilizadas atualmente de forma equivocada sendo descartadas para acondicionar o lixo e sendo um produto que leva 400 anos para se decompor totalmente. "É um erro nesse processo, mas que a sociedade desconhecia, a partir do momento em que a sociedade conheceu esse processo passou a não aceitar isso também para não ficar poluindo e nisso os supermercados também tem uma grande preocupação porque com a política de resíduos sólidos o setor também não quer que a sua marca esteja no lixo, nos bueiros, nas galerias, entupindo todos os esgotos, poluindo e contaminando o solo. A grande preocupação seria como o setor seria visto daqui há 5 anos, provavelmente como um setor que não fez nada para contribuir com o meio ambiente. Isso sensibilizou os empresários", comenta.

João Galassi disse que em Jundiaí, Americana e Monte Mor os supermercados dessas cidades repassaram para seus clientes uma sacola custo. Estas sacolas vão estar a disposição dos consumidores no início da campanha. O setor fez um pedido ao governo do estado que por um período retire o Imposto sobre circulação de mercadorias (ICMS) dessas sacolas e que se dê prioridade às sacolas que estejam sendo produzidas no Estado de São Paulo.

Outra medida que os supermercados vão adotar será divulgar as organizações não-governamentais (ONGs) que têm sacolas reutilizáveis para serem utilizadas dentro de todos os supermercados disponibilizadas aos consumidores e outra questão que está sendo enfatizada pelo setor é que as empresas de brindes passem a pensar nas sacolas reutilizáveis como o grande brinde de final de ano.

"Nós estamos pensando também, mas isso é algo embrionário. Como essas sacolas reutilizáveis têm uma perspectiva de longa duração, entre um e dois anos, nós estamos estudando que com o passar dos anos, quando aquela pessoa que já está com a sacola desgastada, ela possa entregar a velha no supermercado e ter um desconto adicional para adquirir uma nova", diz.

No dia 4 de novembro o setor de supermercados lança em Campinas o Guia Verde, no qual será disponibilizado um conjunto de medidas e informações para que as pessoas possam se estruturar para terem em sua casa um guia de ações sustentáveis.

As ações desenvolvidas pela Apas no Estado de São Paulo vão servir de base para que o projeto seja implantado em todos os supermercados do País através da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) numa ampla campanha com o Ministério do Meio Ambiente.

João Galassi disse que a perspectiva é de que a partir do dia 26 de janeiro do ano que vem sejam eliminadas 63, 7 milhões de sacolas plásticas utilizadas por mês nos supermercados de Campinas. Para a RMC a perspectiva é que sejam eliminadas 130 milhões de sacolas plásticas.


Empreendedores da RMC mostram interesse

Em Campinas, a campanha "Vamos Tirar o Planeta do Sufoco" deverá atingir cerca de dez mil estabelecimentos comerciais e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do hábito sustentável de substituição das sacolas plásticas descartáveis por meios alternativos, como as sacolas reutilizáveis.

A presidente da Acic, Adriana Flosi, ficou feliz com o fato de a campanha ter sido lançada na entidade, pois a Acic tem uma presença forte e marcante de 90 anos na cidade de Campinas e referência para a região. Ela acredita que o comerciante varejista que vai aderir à campanha e fazer de seu estabelecimento um ponto estratégico de divulgação servirá como um disseminador importante junto ao consumidor. "Nós estamos participando com a Apas na medida em que eles mandam as demandas para nós. Somos parceiros.

A coordenação toda é feita pela Apas. Eles é que determinam e estão fazendo o material. Existe um apoio institucional da nossa parte, assim como das 25 entidades ligadas ao fórum", disse. - Para Adriana Flosi, a partir do momento em que o consumidor seja conscientizado de que o uso dessas sacolas contribuem para poluir o meio ambiente através da contaminação do solo ele mesmo será uma peça fundamental em não aceitar mais o produto.


Veículo: DCI


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