Um levantamento feito pela Apas (Associação Paulista de Supermercados) indica que apenas 5% das quatro milhões de sacolas plásticas usadas ao mês em Ribeirão Preto são recicladas.
O restante que é descartado, segundo cálculos da prefeitura, é responsável pelo entupimento de 90% dos bueiros do município. Na tentativa de reduzir o descarte, a Apas lançou ontem, com o apoio de 15 redes, a campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco. O objetivo da iniciativa é conscientizar a população sobre a importância de substituir as sacolas plásticas por retornáveis. A partir de 2012, as sacolas não serão mais distribuídas no Estado.
"Em Jundiaí, onde a medida já foi adotada, 73% das pessoas são contra o retorno das sacolas [de plástico]", afirmou João Sanzovo Neto, que integra o conselho de sustentabilidade da Apas. Segundo a prefeita Dárcy Vera (PSD), a Câmara se comprometeu a rediscutir o projeto que abole as sacolinhas, que foi rejeitado pelos vereadores em votação em agosto.
Para o promotor Carlos Cezar Barbosa a discussão sobre as sacolas está atrasada. "Falta informação para os consumidores", afirmou.
Veículo: Folha de S.Paulo