Parceria com os produtores rurais.
O grupo Marfrig participou ontem de mesa redonda global do Programa de Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas (Unep), em Washington (EUA) para discutir propostas de incentivos econômicos ligados à conservação das florestas e serviços ambientais em nível global.
Única indústria de alimentos do Brasil no encontro, a Marfrig destacou ações em parceria com produtores rurais ligadas à conservação ambiental, como seu sistema de monitoramento do Bioma Amazônia, que envolve o cadastramento sócioambiental e mapeamento das fazendas fornecedoras de gado, para que se cumpra as exigências ligadas à conservação das florestas, terras indígenas e reas de proteção permanente, trabalho escravo e infantil.
O gerente de sustentabilidade da Divisão Bovinos no Brasil, Mathias Azeredo Almeida, também destacou os programas de fomento da empresa, como o Marfrig Club, que buscam a aproximação com os pecuaristas para orientação e incentivo às práticas sustentáveis na atividade com geração valor, ganhos de eficiência e otimização dos recursos produtivos.
"Nossa proposta é mostrar que a sustentabilidade da cadeia é uma premissa do trabalho da Marfrig e expor a necessidade de apoio financeiro para os produtores de gado, de modo que eles se sintam incentivados a ampliar tais práticas", destaca Almeida.
"A Marfrig é uma referência em sustentabilidade na indústria de alimentos. No evento da ONU tivemos a oportunidade de nos posicionar como parte da solução para essa questão, buscando a valorização do capital natural (florestas, biodiversidade, gua), o que é indiscutivelmente uma inovação na cadeia da produção de alimentos".
O evento reuniu personalidades da área de finanças sustentáveis para discutir questões ligadas essas práticas aliadas ao fator financeiro. A primeira edição da mesa-redonda foi realizada em 1994 em Genebra (Suíça). Desde então, esse evento tornou-se anual.
Veículo: Diário do Comércio - MG