A Coop Cooperativa de Consumo aderiu ao termo de cooperação da Associação Paulista de Supermercados, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Governo do Estado de São Paulo, que tem como slogan "Vamos tirar o planeta do sufoco".
Com esta adesão, a partir do dia 25 de janeiro do próximo ano a Coop deixará de fornecer gratuitamente sacolas plásticas descartáveis na sua rede. Esta ação será válida para toda a rede Coop, com exceção da unidade localizada em Tatuí, cuja cidade ainda não foi impactada pela campanha.
"Continuaremos intensificando o uso de sacolas retornáveis e quando a ação entrar em vigor, haverá a opção do cooperado adquirir a sacola biodegradável compostável, ao custo de R$ 0,19 a unidade. Vale ressaltar que a sacola biodegradável compostável também gera resíduo. Por isso, a conscientização das pessoas em buscar novas opções para acondicionar suas compras é fundamental", explica Luciana Benteo, responsável pelo Planeta Coop - núcleo socioambiental da Cooperativa.
Mensalmente, São Paulo descarta 664 milhões de sacolas, representando oito bilhões de sacolas descartáveis por ano ou 30 mil toneladas.
PERFIL
A Coop possui atualmente 29 unidades de distribuição, localizadas no Grande ABC, São José dos Campos, Sorocaba, Piracicaba, Tatuí e São Vicente e mais de 1,5 milhão de cooperados. Fechou 2010 com faturamento bruto de R$ 1,522 bilhão. No ranking da Associação Brasileira de Supermercados, figura na 13ª posição.
Veículo: Diário do Grande ABC - SP