A campanha "Vamos Tirar o Planeta do Sufoco", contra o uso de sacolas descartáveis, foi lançada ontem em Indaiatuba pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), com o apoio da Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente.
Durante o encontro realizado no auditório do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) da Vila Avaí, representantes de supermercados esclareceram dúvidas sobre a campanha de conscientização e decidiram marcar uma nova reunião para definir a adesão dos mercados à campanha e uma data para deixar de fornecer as sacolas descartáveis no município.
A apresentação da proposta foi feita por Jonas Alécio, gestor ambiental da Solam Soluções Ambientais, que é a gestora da campanha, e Maurício Cavicchioli, que é um dos diretores da Apas Regional Campinas.
Além da secretária de Urbanismo, Mariângela Gomes Carneiro, e do diretor de Meio Ambiente, Adriano Mayoral, estavam presentes no encontro representantes de sete supermercados da cidade: Pão de Açúcar, São Vicente, Sumerbol, Pague Menos, Mercado Cidade Nova, Mercado Lopes e Mercado Monteiro.
Os supermercados Pague Menos, Pão de Açúcar, Paulistão, São Vicente e Carrefour já confirmaram adesão à campanha, que tem o objetivo de conscientizar supermercadistas e consumidores para a substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados paulistas.
Em São Paulo e alguns municípios paulistas, os mercados deixarão de fornecer sacolas descartáveis a partir do dia 25 de janeiro, mas os supermercadistas de Indaiatuba ainda discutirão se manterão esta data ou definirão outra mais adequada.
De acordo com a Associação Paulista de Supermercados, a campanha "Vamos Tirar o Planeta do Sufoco" está alinhada com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que obriga toda a sociedade brasileira a rever seus conceitos sobre a questão do lixo.
Durante a apresentação da Apas foi feita uma estimativa de que Indaiatuba deixaria de lançar por mês no meio ambiente cerca de 12 milhões de sacolas com a adesão de todos os supermercados.
Esse descarte corresponde a aproximadamente 44 toneladas de lixo ao mês. "Para chegar a esses números, consideramos estudos que mostram que o consumo nacional por pessoa é de 66 sacolas por mês, sendo que 59 delas vêm de supermercados", completa Alécio.
Veículo: DCI