Indaiatuba recebe campanha contra sacolas descartáveis

Leia em 1min 40s

A campanha "Vamos Tirar o Planeta do Sufoco", contra o uso de sacolas descartáveis, foi lançada ontem em Indaiatuba pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), com o apoio da Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente.

Durante o encontro realizado no auditório do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) da Vila Avaí, representantes de supermercados esclareceram dúvidas sobre a campanha de conscientização e decidiram marcar uma nova reunião para definir a adesão dos mercados à campanha e uma data para deixar de fornecer as sacolas descartáveis no município.

A apresentação da proposta foi feita por Jonas Alécio, gestor ambiental da Solam Soluções Ambientais, que é a gestora da campanha, e Maurício Cavicchioli, que é um dos diretores da Apas Regional Campinas.

Além da secretária de Urbanismo, Mariângela Gomes Carneiro, e do diretor de Meio Ambiente, Adriano Mayoral, estavam presentes no encontro representantes de sete supermercados da cidade: Pão de Açúcar, São Vicente, Sumerbol, Pague Menos, Mercado Cidade Nova, Mercado Lopes e Mercado Monteiro.


Os supermercados Pague Menos, Pão de Açúcar, Paulistão, São Vicente e Carrefour já confirmaram adesão à campanha, que tem o objetivo de conscientizar supermercadistas e consumidores para a substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados paulistas.

 
Em São Paulo e alguns municípios paulistas, os mercados deixarão de fornecer sacolas descartáveis a partir do dia 25 de janeiro, mas os supermercadistas de Indaiatuba ainda discutirão se manterão esta data ou definirão outra mais adequada.

 
De acordo com a Associação Paulista de Supermercados, a campanha "Vamos Tirar o Planeta do Sufoco" está alinhada com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que obriga toda a sociedade brasileira a rever seus conceitos sobre a questão do lixo.

 
Durante a apresentação da Apas foi feita uma estimativa de que Indaiatuba deixaria de lançar por mês no meio ambiente cerca de 12 milhões de sacolas com a adesão de todos os supermercados.

 
Esse descarte corresponde a aproximadamente 44 toneladas de lixo ao mês. "Para chegar a esses números, consideramos estudos que mostram que o consumo nacional por pessoa é de 66 sacolas por mês, sendo que 59 delas vêm de supermercados", completa Alécio.

 

Veículo: DCI


Veja também

Suzano lança linha sustentável

Primeira companhia do setor a calcular a "pegada de carbono" de parte de seus produtos, a Suzano Papel e Celulose d&aacu...

Veja mais
As sacolas plásticas

A lei que proíbe o uso de sacolas plásticas em São Paulo e, por tabela, em cidades, como Suzano, ca...

Veja mais
Pão de Açúcar bate recorde de reciclagem

Entre janeiro e novembro de 2011, as Estações de Reciclagem nas lojas do Grupo Pão de Aç&uac...

Veja mais
Vitória (ES) deixa de distribuir sacolas plásticas a partir de hoje

Consumidor que levar de casa sacola reutilizável terá desconto de R$ 0,03 a cada 5 itens comprados. A a&cc...

Veja mais
Indústria enfrenta mercados contra o fim das sacolinhas

Para empresas, proibição de sacola de plástico causará demissões e não diminui...

Veja mais
Capital enfatiza uso das sacolas biodegradáveis

O prefeito Gilberto Kassab acompanhou na semana passada as ações da campanha "Vamos Tirar o Planeta do Suf...

Veja mais
Sem sacolas, redes poupam R$ 600 mi

Com os dias contados nos supermercados do Estado de São Paulo, as 2,5 bilhões de sacolas que são di...

Veja mais
Embalixo planeja duplicar venda de sacolas plásticas de cana em 2012

A Embalixo deve dobrar as vendas de embalagens feitas de plástico originário de cana-de-açúc...

Veja mais
Marília acaba com sacolas no comércio

Entrou em vigor no dia 1º de janeiro uma lei, em Marília (435 km de SP), que proíbe a distribui&ccedi...

Veja mais