Santo André une empresários para discutir reciclagem

Leia em 2min 50s

Acompanhando a crescente necessidade dos municípios se adequarem ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Prefeitura de Santo André começa a buscar parcerias com os empresários da região em busca de soluções inovadoras.

Uma delas aconteceu esta semana, com a proposta de criação da Universidade da Reciclagem, que discutirá práticas de reciclagem e sustentabilidade ambiental que, para ser viabilizado, deve envolver iniciativa privada, academia e poder público, no papel de indutor e articulador.

A ideia surgiu no evento promovido pelo município em reunião com cerca de cem empresários e representantes de entidades como Centro das indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e instituições de ensino como a Fundação Santo André. "Santo André já é referência na coleta seletiva de lixo extensiva a 100% do território municipal e se destaca por ações como a transformação de materiais descartados em produtos de valor comercial por meio do Centro Público de Economia Solidária, o Parque Escola, as cooperativas de reciclagem, entre outras. Nada mais apropriado do que utilizar esse conhecimento, somado à expertise das empresas e instituições de ensino e formação profissional, para viabilizar a criação da Universidade da Reciclagem na cidade", afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Camilo de Lelis Arnaldi

O pronunciamento foi endossado pelo superintendente do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), Omar Lopes dos Santos. "A proposta da Universidade da Reciclagem é tão arrojada quanto providencial. O caminho é esse mesmo, sobretudo porque o principal obstáculo das práticas de redução de impactos e reciclagem é a questão cultural, educacional. Nesse contexto, a universidade fortaleceria a difusão de informação já praticada na rede municipal de ensino, por meio do envolvimento de toda a sociedade", analisou.

Para o diretor-titular do Ciesp/Santo André, Emanuel Teixeira a proposta segue o planos inicio da nova lei de resíduos. "A ideia é oportuna, pois sua implementação contribui para a necessária mudança de mentalidade sobre a necessidade de planejar a destinação de tudo o que é gerado em termos de resíduos".

Na palestra, a diretora de Resíduos Sólidos do Semasa, Iracélis Imaculada dos Santos, apresentou as ações já em curso no município e as medidas a serem adotadas pelas empresas e cidadãos em geral à luz do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, o qual, entre outras medidas, prevê a eliminação de lixões em todo o País até 2014. Iracélis mostrou que o plano pode ser sintetizado nos seguintes conceitos: não geração de resíduos, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e, em último caso, deposição final.

"O plano trará desdobramentos para todos os integrantes da sociedade. Os cidadãos terão de ter mais cuidado quanto à seleção dos resíduos sólidos na própria casa, redobrando cuidados para não contaminar papéis e papelão com óleo, por exemplo. Empresas de muitos segmentos terão de adotar a chamada logística reversa. Significa que serão responsáveis pelos materiais empregados na fabricação de produtos até mesmo após o esgotamento da vida útil desses produtos, o que vai exigir o comprometimento e a coesão de toda a cadeia, incluindo fornecedores, fabricantes e consumidores", finalizou

Esta semana a prefeitura também abriu vagas para a palestra "O Potencial de Consumo do Grande ABC e o Comportamento do Consumidor" por Sandro Maskio, professor e pesquisador da Universidade Metodista, no dia 3 de julho. O evento será no Paço Municipal. Inscrição: 4468-4440, com a Coordenadoria de Fomento ao Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SDET).



Veículo: DCI


Veja também

Sacolinhas voltam, mas tem que pedir

Depois de determinação da Justiça, os mercados voltaram a distribuir as sacolinhas descartáv...

Veja mais
Fórum debate ganhos econômicos criados pela sustentabilidade

“O potencial de geração de empregos é gigantesco”. Quem garante que as oportunidades ec...

Veja mais
Supermercados da região já distribuem sacolinhas

A Coop voltou a distribuir ontem as sacolas plásticas, que estavam suspensas desde abril. Os demais supermercados...

Veja mais
Supermercados voltam a distribuir sacolas

Algumas redes prometem torná-las disponíveis à tarde; nas lojas do Pão de Açúc...

Veja mais
O verde avança mais nas empresas

Enquanto as negociações governamentais emperram, as empresas anunciam compromissos voluntários.As e...

Veja mais
Carrefour comercializará a primeira linha de carnes no mundo com selo Rainforest Alliance Certified

As carnes, com certificação internacional pioneira obtida pelo Grupo Marfrig, chegam às lojas Carre...

Veja mais
Juíza determina volta de sacolinhas plásticas

Mercados serão obrigados a dar embalagens de papel ou material biodegradável em até 30 dias Os sup...

Veja mais
Comunicado pede marco geral para recursos naturais

Documento lançado por Ipea e Cepal na Rio+20 também cobra papel de países desenvolvidos na promo&cc...

Veja mais
Amcham lança publicação sobre economia verde durante Rio +20

A Amcham (Câmara Americana de Comércio) iniciou na Rio+20 a distribuição de uma nova publica&...

Veja mais