Cereser ganha nova ferramenta para coleta de resíduos

Leia em 3min 20s

O triciclo movido à energia elétrica, doado pela NSA, chega para auxiliar os trabalhos do Programa de Gestão Ambiental da empresa

 


Cereser Nsa
Da esq. p/ dir. Carlos Molina, diretor industrial da Cereser, e Nilsinei André, diretor da NSA
Um triciclo "verde", movido à energia elétrica, é a mais nova ferramenta que vai ajudar a Cereser a promover uma produção cada vez mais limpa e sustentável. Doado pela NSA, empresa especializada em coleta e destinação correta de resíduos, o novo veículo será usado para a coleta e transporte de materiais sólidos descartados pela fábrica para reciclagem.


O triciclo permitirá ao operador retirar e transportar, com mais rapidez e eficiência, metais, papelão, embalagens e outros materiais plásticos descartados na área de produção, mantendo-os em melhores condições para o reaproveitamento. Todo o material coletado segue para a unidade da NSA, em Barueri, para ser tratado e processado para reutilização, conforme determina a legislação ambiental do estado de São Paulo, de controle de resíduos industriais.


A doação do triciclo vai contribuir para a melhoria do Programa de Gestão Ambiental da Cereser, implementado em 2010, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de ações para promover uma produção sustentável, com uso responsável dos recursos naturais e destinação correta de efluentes e resíduos. Atualmente, a empresa faz a logística reversa, reciclando cerca de 90% dos resíduos gerados pela fábrica de Jundiaí, em parceria com empresas especializadas e devidamente licenciadas.


Dentro do programa, a Cereser vem adotando uma série de medidas para reduzir o consumo de água, energia e emissão de efluentes. Entre as iniciativas da fábrica estão ainda a instalação do sistema de recuperação de água, uso de equipamentos que consomem menos energia, alterações nos parâmetros do processo para utilizar menos recursos, manutenção para evitar vazamentos e ações envolvendo colaboradores de diferentes áreas para diminuir o desperdício de água e energia.


Com essas iniciativas, a Cereser conseguiu, em dois anos, uma economia de 25% no consumo de água (que caiu de 2,48 litros de água para cada litro de bebida produzido, em 2010, para 1,86 litros para cada litro produzido, em 2012) e de 14% de energia elétrica, sem afetar o volume de produção, que vem crescendo ano a ano. Já no caso de geração de efluentes houve uma redução de 42%.

 

Sobre a Cereser


Fundada em 1926, a Viti-Vinícola Cereser Ltda. está entre as maiores fabricantes de bebidas alcoólicas da América Latina. Para atender diferentes perfis de consumidores de todas as regiões do país, a empresa conta com portfólio diversificado de produtos, que inclui além dos vinhos e das famosas sidras, uma linha ampla de destilados, composta por vodkas, aguardentes de cana-de-açúcar, cachaça com mel e limão, conhaques, rum e blend com malte de whisky. A fabricante também se destaca na categoria vermouth e vem conquistando espaço no segmento ready-to-drink com vodka Ice. Seus produtos são exportados para mais de 40 países da América Latina, África e Ásia.


Dona da maior linha de produção de espumantes do mundo, a Cereser possui capacidade de produção de 65 mil litros/hora e de armazenagem de até 20 milhões de litros, em suas fábricas em Jundiaí-SP e no Complexo Industrial de Suape-PE.
Conheça mais sobre a Cereser no site: www.cereser.com.br

 

Sobre NSA


A NSA está ha mais de 10 anos no mercado, gerenciando adequadamente os resíduos, seja na forma da reciclagem do plástico ou na destinação correta e consciente. A empresa está localizada em Barueri-SP, em uma área de mil metros quadrados, com toda infraestrutura necessária para prestação de serviços de coleta. Mais informações no site www.nsaambiental.com.br

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cereser

 


Veja também

RCR Ambiental investe em reciclagem

A brasileira RCR Ambiental se associa à americana TerraCycle, de olho em um mercado que pode movimentar R$ 20 bil...

Veja mais
Danone apoia projeto de catadores

A fabricante francesa de laticínios Danone, em parceria com o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentá...

Veja mais
Critérios 'verdes' pautam as decisões de investimento

Critérios de sustentabilidade estão pautando as decisões de investimento das empresas nos departame...

Veja mais
Mais uma guinada no Mundo Verde

Quatro anos após assumir a empresa, fundo de private equity cria marca própria, corta fornecedores e suspe...

Veja mais
A sustentabilidade da reciclagem

Na sociedade contemporânea, o consumo elevado, o ritmo acelerado da inovação e a chamada obsolesc&ec...

Veja mais
Produção de biodiesel deve aumentar 3%

De acordo com estimativa da Abiove, o setor produzirá 2,8 bilhões de litros do combustível, ap&oacu...

Veja mais
MG é o 6º maior recolhedor de embalagens

No primeiro semestre foram 2.126 toneladas, que poderiam causar impactos no meio ambiente.Minas Gerais recolheu durante ...

Veja mais
Grupo lança projeto para dar assistência técnica a pecuaristas

O Grupo de Trabalho Pecuária Sustentável (GTPS), criado em 2009 por varejistas, frigoríficos, assoc...

Veja mais
Sustentar discute economia verde

Fórum vai reunir, na Capital, cerca de 240 palestrantes nos dias 29 e 30 de agosto.Com o objetivo de promover um ...

Veja mais