As novas regras para distribuição de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais, começaram a vigorar neste domingo (05), na capital paulista. As sacolas devem ser fabricadas a partir de bioplástico (cana de açúcar), e não do plástico derivado do petróleo. As novas embalagens estarão disponíveis em apenas duas cores. As verdes - para resíduos recicláveis - e cinza para outros resíduos. Elas deverão suportar pelo menos 10 quilos de produtos e terão as mesmas dimensões, de 48 centímetros por 55 centímetros, 40% maiores que as utilizadas atualmente.
As novas sacolas ainda trarão orientações sobre o descarte correto de resíduos e educação ambiental. Os estabelecimentos que não cumprirem a lei poderão receber uma multa que varia de R$ 500 a R$ 2 milhões, de acordo com a gravidade e o impacto.
Em visita à região da Vila Prudente, na zona leste, o prefeito, Fernando Haddad, informou que pretende iniciar a fiscalização com orientações e advertências. "A intenção não é criar uma indústria de multa." A medida faz parte da Lei Municipal 15.374, regulamentada dia 7 de janeiro./Agências
Veículo: DCI