Serviço. Com o descarte correto de material orgânico, pilhas, baterias, eletrônicos, entre outros itens, várias empresas de um empreendimento da Sonae Sierra já conseguem gerar R$ 70 mil
A companhia Sonae Sierra Brasil decidiu cuidar melhor dos resíduos gerados em seus empreendimentos comerciais. Para isso, iniciou um programa para conscientizar lojistas e funcionários dos shoppings sobre a melhor forma de descartar os resíduos. O projeto deu tão certo que além de reduzir a quantidade de lixo já começa a gerar receita.
Mensalmente, os donos de lojas dos empreendimentos administrados pela Sonae Sierra Brasil têm reuniões voltadas para a conscientização e as práticas para melhorias ao meio ambiente. O apelo tem dado certo, tanto que o programa passou de 22% de adesão em 2013 no Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo (SP), para atuais 80% do lixo totalmente reciclado. No Parque D. Pedro Shopping, em Campinas (SP), esta mesma taxa chega a 64%.
No Paraná, o Boulevard Londrina Shopping está com 55% de reciclagem e no Shopping Plaza Sul, na capital paulista, 50% de lixo já têm destino certo. "O projeto é tão interessante, que até reduz as despesas. No Metrópole geramos R$ 70 mil de receita com a reciclagem. Isso ajuda quando temos de fazer eventos como as gincanas que oferecem prêmios aos lojistas, justamente para chamar a atenção ao descarte correto", afirmou o gerente corporativo de operações da Sonae Sierra Brasil, Ethel Moraes. Segundo ele, a ideia da companhia é que até em 2018 todos indicadores sejam 100% de tratamento. Apesar de a ação estar em prática menos de três anos, o projeto já recebeu prêmio internacional no ano passado, em Cartagena, na Colômbia.
Usina
A proposta de reciclagem começou com o lixo seco, mas depois a empresa percebeu a oportunidade de transformar também o lixo úmido por meio da compostagem. "Ainda é possível melhorar. A meta é em até três anos termos uma usina que vai gerar energia para os shoppings, através do lixo", afirmou Moraes, comemorando o sucesso do projeto, o qual considera pioneiro no setor.
Na campanha, os resíduos são separados em três categorias: lixo seco (reciclagem mais tradicional de plástico, metal, papel e vidro, destinado ao centro de reciclagem), lixo úmido/ orgânico (transformado em adubo pelo processo de compostagem via empresa especializada) e rejeito (resíduos que não são reciclados e vão direto para um aterro).
Nada é cobrado dos lojistas, que são orientados apenas a entregar o lixo já separado em plásticos com cores que identifiquem a que segmento pertencem os produtos descartados. Já o manuseio dos materiais é todo feito por equipes da empresa terceirizada Andrade Paulista, que faz o gerenciamento e separa os resíduos.
Na prática, o processo de reciclagem envolve etapas como a de separação e desmontagem de papelão, que deve ser compactado para ser enviado a uma cooperativa. Há ainda a separação de lixo úmido destinado para a compostagem. Tudo é feito por funcionários treinados, que têm de verificar a entrega seletiva dos lojistas. Além de conscientizar empresários, a Sonae Sierra Brasil quis chamar a atenção dos clientes também. Por isso, instalou lixeiras de coleta seletiva na praça de alimentação e nos corredores dos shoppings.
Veículo: DCI