A Redecard selou parceria estratégica com a Hipercard e passará a capturar as transações com os cartões da bandeira, pertencente a seu controlador, o Itaú Unibanco. Esse é o primeiro passo para o banco dar abrangência nacional aos cartões da Hipercard, a exemplo das pretensões de Bradesco e Banco do Brasil, que anunciaram a criação da bandeira elo, após aumentarem as respectivas participações no capital da concorrente da Redecard, a Cielo.
Como banco múltiplo, o Hipercard acumula as funções de emissor, bandeira e tem a sua própria rede de adquirência, com 470 mil estabelecimentos credenciados e uma base de 13 milhões de cartões, mais da metade dos 23,8 milhões de cartões que compunham o portfólio do Itaú Unibanco ao fim do primeiro trimestre. Segundo comunicado do banco, o Hipercard detém participação de 8% do mercado.
O contrato de exclusividade com o Walmart, que impede que o cartão seja usado em outras redes de supermercado até 2014, é uma barreira a ser transposta para que o cartão ganhe a abrangência de rede de Visa e MasterCard para além dos estados do Nordeste e do Sul. O Hipercard pertencia ao supermercado Bompreço, adquirido pela rede de varejo americana em 2004, enquanto a operação de cartão foi comprado pelo Unibanco. Mas, segundo o Valor apurou, a rede americana estaria em busca de um outro parceiro financeiro, para construir uma nova base de cartões em condições mais favoráveis. A varejista não dispôs de um porta-voz para comentar o tema.
A então administradora de cartões Hipercard foi adquirida pelo Unibanco por US$ 200 milhões, que levou uma base de 2,3 milhões de cartões. O negócio nasceu como um "private label", usado apenas nas lojas da rede nordestina, mas ganhou as ruas e virou bandeira numa época em que as instituições financeiras não tinham estratégias voltadas para as classes de renda menos favorecidas da população.
Veículo: Valor Econômico