Internet: Alvos são clientes residenciais e pequenas e médias companhias
A melhor propaganda para vender velocidades mais altas de acesso à internet em banda larga são os serviços. Os vídeos são ideais para esse caso, mas a oferta desse tipo de conteúdo ainda não está regulamentada para operadoras de telefonia. Assim, sem poder acenar com vídeos para atrair usuários que precisam de muita velocidade, a GVT recorreu a outros produtos. A operadora está lançando um pacote de software de segurança para assinantes que contratam velocidades a partir de 15 megabits por segundo (Mbps).
"Em 2009, começamos a vender banda larga só a partir de 3 Mbps, deixando para trás as baixas velocidades", afirma o vice-presidente da marketing e vendas da operadora, Alcides Troller Pinto.
Hoje, quase a metade dos 747 mil clientes de banda larga da GVT tem velocidades acima de 10 Mbps. "Esses usuários estão prontos para receber novos serviços como vídeo sob demanda, jogos e, em breve, a IPTV [TV com protocolo internet sobre as redes de cabos de telefonia]", diz Troller Pinto.
Neste mês, o pacote de banda larga a partir de 15 Mbps integra o software Protect, da americana F-Secure, voltado para o cliente residencial e pequenas e médias empresas. O pacote inclui antivírus, proteção anti-invasão (antispyware e firewall), controle de conteúdo para crianças e backup on-line com espaço ilimitado para armazenar informações fora do computador (vídeos, fotos, textos). "Muitos usuários residenciais começam a se dar conta de que precisam armazenar suas informações em locais seguros, fora de sua máquina, no caso do computador falhar e ele perder todos os vídeos e fotos da infância de seus filhos, por exemplo", afirma Troller Pinto.
Os pacotes de segurança também podem ser adquiridos pelos clientes da GVT que contrataram velocidades menores de acesso, de forma avulsa.
Dos investimentos de R$ 1,1 bilhão planejados pela GVT para este ano, grande parte é direcionada à expansão geográfica e banda larga, afirma o executivo. A empresa está presente em 89 cidades. A prioridade é completar a cobertura nas regiões Centro-Oeste e Sul. A GVT conta com 3 milhões de linhas em serviço e atua nas regiões Sul, Centro-Oeste e parte do Norte. Em abril, ampliou cobertura no Nordeste.
Veículo: Valor Econômico