As vendas de computadores pessoais no mercado brasileiro entre janeiro e março somaram 2,89 milhões de unidades, um aumento de 23% em relação a igual período do ano anterior, de acordo com levantamento encomendado pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).
Segundo o estudo, realizado pela consultoria IT Data, o aumento foi puxado principalmente pela alta de 17% nas vendas para o segmento corporativo, que chegou a 1,154 milhão de computadores no período.
Para o ano, a Abinee prevê vendas de 14 milhões de PCs, um crescimento de 17% em relação ao ano passado. Já para 2011, a expectativa é de crescimento de 12,85%, o que significaria vendas de 15,8 milhões de máquinas.
Participação. Havia, no ano passado, a expectativa de que os desktops perdessem participação para os notebooks no mercado de PCs. Porém, em função da preferência do mercado corporativo pelos desktops, a comercialização dos produtos fechará 2010 praticamente em igualdade, segundo o IDC: 7,05 milhões de computadores de mesa contra 6,95 milhões de portáteis.
Do total comercializado no primeiro trimestre, 1,536 milhão foram de modelos desktop, com os notebooks e netbooks registrando 1,362 milhão de unidades, um crescimento de 70% em relação ao ano anterior.
Veículo: O Estado de São Paulo