O Grupo Carrefour adotou o software de decisão de crédito e análise de risco da Crivo, há 18 meses, para acelerar os processos de crédito e fraude e ajudar na parametrização das políticas da rede neste setor
O Grupo Carrefour adotou o software de decisão de crédito e análise de risco da Crivo, há 18 meses, para acelerar os processos de crédito e fraude e ajudar na parametrização das políticas da rede neste setor. Como é comum na área, o Carrefour utilizava um sistema próprio para gerir suas operações, mas buscava uma solução mais completa para proporcionar ainda mais segurança e padronizar os critérios de decisão de crédito, além de agilizar as análises de cobranças ao cliente.
A necessidade surgiu quando a rede varejista criou, em 2007, sua própria instituição financeira, o Carrefour Soluções Financeiras e, a partir de então, passou a oferecer além do Cartão Carrefour Private Label, outros produtos e serviços, como Cartões de Crédito Bandeirados e diversas modalidades de seguros para seus clientes.
Com a implementação do software Crivo, que leva o mesmo nome da desenvolvedora, acoplado ao workflow principal, o Carrefour Soluções Financeiras reduziu de forma expressiva o tempo necessário para definir as opções de crédito e financiamento de compras para seus clientes em qualquer loja da rede. A instituição também conseguiu estabelecer uma metodologia de decisão de crédito e aumentou o número de fontes consultadas durante o processo de análise. Apesar de envolver mais etapas, o tempo de análise diminuiu; passou para vinte segundos, em média.
O diretor técnico e de suporte do Carrefour Soluções Financeiras, Marcos Faria, explica que além de agilizar a consulta em si, o fato de o sistema parametrizar as políticas de crédito da empresa facilitou os processos. “O Crivo consulta fontes externas e internas em busca de informações cadastrais do cliente, cruza esses dados e define em segundos a decisão de crédito com base na política do Carrefour, que é definida no início da utilização do sistema e pode ser alterada e ajustada a qualquer momento”.
“Nossos clientes são os experts em crédito. O que nós da Crivo fazemos é viabilizar suas transações com uma tecnologia que alia informações de quantas fontes o cliente quiser com suas próprias diretrizes de concessão de crédito. Daí a assertividade do sistema. Ele funciona como o cliente quer”, explica o diretor de relacionamento da Crivo, Rodrigo Del Claro.
Além da flexibilidade do software para incluir novas políticas de crédito rapidamente, um dos diferencias identificados pelo Carrefour é o preparo da equipe da Crivo para atender às necessidades da rede prontamente. “A Crivo soluciona as nossas dúvidas relacionadas à tecnologia fornecida e as implementações são feitas no dia a dia sem burocracia”, destaca Faria.
Ainda de acordo com o executivo, a empresa apresenta melhorias constantes no sistema e realiza adaptações pontuais, de acordo com a necessidade da empresa usuária. “O sistema também tem uma linguagem simples, é visual e isso facilita o uso pela nossa equipe de analistas”, finaliza.
Veículo: Jornal do Commercio - AM