Para conquistar a classe C, empresas como Walmart e Bradesco oferecem créditos para celulares como bônus
Use o seu cartão de crédito e acumule milhas para viajar de graça. As classes A e B já foram seduzidas por essa estratégia. Com o crescimento do consumo da classe C, as empresas buscam uma forma de conquistar esses clientes com algo tão útil quanto uma passagem aérea.
E o Bradesco e o Walmart encontraram essa moeda ao oferecer como bônus créditos para celulares pré-pagos. Atualmente, 148,8 milhões de brasileiros têm um pré-pago, o que corresponde a 82,36% da base de assinantes móveis. Boa parte só usa o aparelho para fazer ligações, o que torna esse tipo de ação atraente.
“Não é promoção, queremos oferecer algo de valor para o público não bancarizado”, afirmou Marcos Villanova, diretor de investimentos do Bradesco. O banco fechou parceria com as quatro maiores operadoras móveis e reverte o valor da tarifa de manutenção de certos tipos de conta-corrente em créditos nos celulares dos clientes.
O Walmart, que estreou no comércio eletrônico em 2008, seguiu o mesmo caminho. A rede varejista transforma uma fração do valor da compra feita em seu site com cartões de crédito em bônus para serem usados em ligações e torpedos de qualquer operadora. “É uma promoção atrativa para a classe C”, diz Flávio Dias, diretor de e-commerce do Walmart.
Por trás da ação, que não é permanente, está a Minucom, empresa que faz a integração tecnológica com as operadoras. “O consumidor enxerga uma vantagem palpável neste tipo de ação”, diz o professor de administração da ESPM-RJ, Eduardo Halpern. O problema, segundo ele, está na pouca dificuldade da concorrência em criar ações semelhantes. Os consumidores não reclamariam nem um pouco.
Veículo: Revista Isto É Dinheiro