O comércio eletrônico (e-commerce) da América Latina e Caribe deve movimentar próximo a U$ 70 bilhões em 2011, sendo que o Brasil hoje leva a maior fatia no segmento e movimenta 45% do montante, seguido de México, Venezuela, Argentina, Chile e Colômbia, que juntos representam 35%, e demais países com 10% de representatividade.
Os números são do Índice do Varejo Online, que analisa a soma dos volumes de transações on-line de automóveis, turismo e bens de consumo, e o estudo é conduzido trimestralmente pela E-Consulting Corp. Neste primeiro semestre de 2010, alguns dos produtos mais vendidos no Brasil, que estão envolvidos na categoria Bens de Consumo, foram as mídias (CDs, DVDs e Games), totalizando R$ 1,91 bilhão. Surpreendentemente, as vendas também foram bastante expressivas nos segmentos de Saúde e Beleza pela internet (R$ 1,88 bi). Em terceiro, Livros e Periódicos (com faturamento total de R$ 1,65 bi).
Já a subcategoria Telefonia Celular, com 66,5% de taxa de crescimento anual, é o maior destaque da pesquisa nos últimos anos. O levantamento mostra que as variáveis deste alto percentual são as ofertas de serviços de valor agregado via internet, popularização das lojas de aplicativos on-line e aumento do número de dispositivos com acesso à internet. A pesquisa traçou o perfil do e-consumidor em 2010 e concluiu alta de 13% dos usuários domésticos ante 2009 - 49 milhões de internautas. Destes, 16,9 milhões compram via internet, um aumento de 27% sobre 2009.
Veículo: DCI