Empresas testam ferramentas que prometem facilitar a vida dos clientes
Em Ribeirão, já está em testes um sistema que pretende diminuir o tempo que é gasto pelo cliente na fila do caixa
Empresas de tecnologia e varejistas preparam equipamentos que prometem mais agilidade ao cotidiano dos supermercados. As facilidades incluem maior rapidez no atendimento aos clientes e mais eficiência na administração dos estabelecimentos.
A Consinco Tecnologia & Sistemas, de Ribeirão Preto, criou um software batizado de "papa-filas". O sistema é operado por funcionários de supermercados, que, por meio de equipamentos portáteis como celulares ou coletores de dados, registram os produtos que estão nos carrinhos dos clientes.
Dessa maneira, quando o cliente chega ao caixa é só pagar o valor total da compra e ir embora. O sistema já é testado em supermercados de Ribeirão, como no Tonin, e deve ser ampliado para outros locais ainda neste ano.
Segundo Marcos César Cattani, trainee de gerente do Tonin, que trabalha com dois tipos de clientes -do atacado e do varejo- o principal problema são as filas que se formam nos caixas.
Ele explica que os clientes que são do atacado geralmente compram em maior quantidade, gerando uma demora no atendimento do consumidor que vai até o supermercado para comprar poucos produtos.
"Com o "papa-filas", sentimos uma agilidade no atendimento e pretendemos implantá-lo muito em breve", afirmou Cattani.
A escriturária Daiana Fabri, 30, aprovou o sistema. Ela diz que não gosta de ir às compras, principalmente nas datas próximas ao pagamento, por causa das filas.
"Pelo que vi, esse sistema vai trazer muito mais rapidez e facilitar a vida de quem vive correndo com trabalho, casa e filhos", disse Fabri.
Outra novidade no setor é a ERP (Enterprise Resource Planning), arquitetura de software que facilita o fluxo de informações entre todos os departamentos e atividades de uma empresa.
Com ele, é possível visualizar as vendas ocorridas num período, detalhando-as por categoria de produtos, por fornecedor, por check-out, por faixa de horário etc.
Com isso, a empresa pode identificar pontos considerados de excelência, além de deficiências que necessitem de melhorias e ajustes.
Outras tecnologias de ponta que os supermercados têm implantado passam despercebidas, mas geram mais comodidade e agilidade.
Alguns exemplos são impressoras de cupons fiscais térmicas que são mais rápidas e silenciosas, scanners de precisão que são mais velozes, softwares com rotinas mais eficientes que agilizam o processo de compra.
De acordo com Luiz Otávio da Silva Nascimento, diretor comercial do Grupo Simus, especializado em tecnologia da informação para o varejo, essas ferramentas possibilitam aos clientes mobilidade e conveniência.
"Temos que evoluir cada dia mais, considerando o paradoxo de que, no futuro próximo, todos estaremos ricos de informações, mas pobres em termos de tempo", afirmou Nascimento.
Veículo: Folha de S.Paulo