Tecnologia nova garante agilidade a supermercados

Leia em 2min 30s

Empresas testam ferramentas que prometem facilitar a vida dos clientes

 

Em Ribeirão, já está em testes um sistema que pretende diminuir o tempo que é gasto pelo cliente na fila do caixa

 

Empresas de tecnologia e varejistas preparam equipamentos que prometem mais agilidade ao cotidiano dos supermercados. As facilidades incluem maior rapidez no atendimento aos clientes e mais eficiência na administração dos estabelecimentos.
A Consinco Tecnologia & Sistemas, de Ribeirão Preto, criou um software batizado de "papa-filas". O sistema é operado por funcionários de supermercados, que, por meio de equipamentos portáteis como celulares ou coletores de dados, registram os produtos que estão nos carrinhos dos clientes.

 

Dessa maneira, quando o cliente chega ao caixa é só pagar o valor total da compra e ir embora. O sistema já é testado em supermercados de Ribeirão, como no Tonin, e deve ser ampliado para outros locais ainda neste ano.

 

Segundo Marcos César Cattani, trainee de gerente do Tonin, que trabalha com dois tipos de clientes -do atacado e do varejo- o principal problema são as filas que se formam nos caixas.

 

Ele explica que os clientes que são do atacado geralmente compram em maior quantidade, gerando uma demora no atendimento do consumidor que vai até o supermercado para comprar poucos produtos.
"Com o "papa-filas", sentimos uma agilidade no atendimento e pretendemos implantá-lo muito em breve", afirmou Cattani.

 

A escriturária Daiana Fabri, 30, aprovou o sistema. Ela diz que não gosta de ir às compras, principalmente nas datas próximas ao pagamento, por causa das filas.
"Pelo que vi, esse sistema vai trazer muito mais rapidez e facilitar a vida de quem vive correndo com trabalho, casa e filhos", disse Fabri.

 

Outra novidade no setor é a ERP (Enterprise Resource Planning), arquitetura de software que facilita o fluxo de informações entre todos os departamentos e atividades de uma empresa.

 

Com ele, é possível visualizar as vendas ocorridas num período, detalhando-as por categoria de produtos, por fornecedor, por check-out, por faixa de horário etc.
Com isso, a empresa pode identificar pontos considerados de excelência, além de deficiências que necessitem de melhorias e ajustes.

 

Outras tecnologias de ponta que os supermercados têm implantado passam despercebidas, mas geram mais comodidade e agilidade.

 

Alguns exemplos são impressoras de cupons fiscais térmicas que são mais rápidas e silenciosas, scanners de precisão que são mais velozes, softwares com rotinas mais eficientes que agilizam o processo de compra.

 

De acordo com Luiz Otávio da Silva Nascimento, diretor comercial do Grupo Simus, especializado em tecnologia da informação para o varejo, essas ferramentas possibilitam aos clientes mobilidade e conveniência.
"Temos que evoluir cada dia mais, considerando o paradoxo de que, no futuro próximo, todos estaremos ricos de informações, mas pobres em termos de tempo", afirmou Nascimento.

 


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Celulares lideram compras da classe C pela internet

Celulares com dois chips, games e jogos on-line lideram a lista de produtos mais comprados por consumidores da Classe C ...

Veja mais
Cartões para alta renda avançam no país

Crescimento é maior para os denominados "Premium", que exigem ganho mensal entre R$ 5.000 e R$ 7.500   Cli...

Veja mais
Cartões: 26% dos lojistas usam apenas uma máquina

Pesquisa feita pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) mostra que 26% dos varejistas pass...

Veja mais
Carrefour e Riachuelo elevam investimentos em tecnologia

As empresas do varejo, como o grupo Carrefour, Riachuelo e o site Mercado Livre, investem cada vez mais em novas platafo...

Veja mais
Vendas na internet avançam 40% no 1° semestre

Os consumidores brasileiros movimentaram no primeiro semestre do ano R$ 6,7 bilhões em compras na internet, de ac...

Veja mais
Cielo registra recorde de transações no Dia dos Pais

As vendas do comércio neste Dia dos Pais impulsionaram ainda mais o mercado brasileiro de cartões. O n&uac...

Veja mais
Redecard fecha parceria para operar com cartões do Sicredi

A Redecard e o Sicredi anunciaram uma parceria para permitir que os mais de 1,6 milhão de associados do Sistema d...

Veja mais
Eletroeletrônicos serão os itens mais comprados na internet

Nas vendas por meio do segmento de comércio eletrônico (e-commerce), o índice de consumidores que pr...

Veja mais
Sites de compras coletivas chegam ao Estado

Novo modelo de negócios do varejo eletrônico oferece produtos e serviços com descontos de até...

Veja mais