O site americano de compras coletivas Groupon Clube Urbano está investindo US$ 150 milhões para fincar suas estacas no Brasil, na Rússia e na China. Líder mundial na oferta de um serviço que ganha cada vez mais adeptos no mundo, a empresa está presente em 26 países e deve fechar o ano com faturamento global de US$ 500 milhões, um avanço de mais de 600% sobre 2009. O site oferece diárias com descontos de até 90% em estabelecimentos nas áreas de gastronomia, bem-estar e entretenimento. "A ideia é que todos saiam ganhando com o negócio", diz Daniel Funis, diretor da operação brasileira da Groupon, que iniciou suas atividades no País em julho passado. "Com as ofertas do site, nossos clientes economizaram US$ 500 milhões até agora."
A operação funciona assim: o Groupon credencia empresas que apresentam seus serviços no site por 24 horas e informa os consumidores cadastrados sobre a promoção. O Groupon divide o valor cobrado pela compra com a empresa parceira (cinemas, academias e restaurantes, entre outros), e o cliente ganha o desconto. Na última quarta-feira, 8, por exemplo, o Groupon vendeu em apenas um dia 2 mil pacotes para um fim de semana em uma pousada de Ilha Bela, no litoral Norte de São Paulo, cuja diária inclui hospedagem e jantar para um casal por R$ 110. "Queremos reforçar nossa atuação na área de entretenimento e turismo", diz Funis.
De acordo com Funis, a matriz, em Chicago, no Estado de Illinois, está apostando no mercado brasileiro, onde em pouco mais de dois meses de operação conta com 500 mil clientes cadastrados, espalhados por 12 cidades - a previsão é de chegar a 30 até o fim do ano. "O Brasil já é o nosso quinto mercado, atrás apenas dos Estados Unidos, da Inglaterra, França e Espanha", afirma Funis. Segundo ele, outro dado também chama a atenção na comparação com o resto do grupo: a operação brasileira só perde para a dos EUA em número de recomendações espontâneas diárias do site, uma das ferramentas mais eficientes para a divulgação desse tipo de negócio.
Criativo. O modelo de negócios do Groupon foi criado em 2008 por um jovem empreendedor de Chicago, Andrew Mason, de 29 anos, e logo foi replicado para várias partes do mundo. Diante disso, Mason, atualmente CEO do Groupon, apontado como uma das 100 pessoas mais criativas do mundo pela revista americana Fast Company, resolveu colocar em ação um plano de expansão para fora dos EUA. A empresa iniciou sua internacionalização em abril deste ano, com a aquisição da concorrente MyCityDeal, a maior do gênero na Europa. Dois meses depois partiu para a América Latina, abrindo operações no Chile, na Argentina, na Colômbia, no México e no Brasil.
O resultado do Groupon, que se espalhou por 200 cidades do planeta, tem sido surpreendente até aqui. Mesmo sem ter feito um IPO, seu valor de mercado está avaliado em US$ 1,3 bilhão. O cálculo leva em conta o valor da aquisição feita recentemente por um investidor do Vale do Silício, na Califórnia, que pagou US$ 135 milhões por uma fatia de 10% do Groupon.
Veículo: O Estado de S.Paulo